Espanha abre novo processo contra Shakira por fraude fiscal

Publicado em 20/07/2023, às 19h35

Extra Online

Shakira é alvo de uma nova investigação de fraude fiscal multimilionária na Espanha, confirmou um tribunal nesta quinta-feira. A artista já enfrentava um primeiro julgamento por acusações semelhantes.

LEIA TAMBÉM

Desta vez, a investigação se refere ao ano fiscal de 2018. O caso será conduzido por um juiz do tribunal de Esplugues de Llobregat, o mesmo que iniciou a apuração anterior, segundo o "DailyMail".

"O Tribunal de Instrução Número 2 em Esplugues de Llobregat abriu um processo após uma denúncia apresentada pelos promotores contra a cantora Shakira por dois crimes fiscais suspeitos relacionados ao imposto de renda e imposto sobre a riqueza para o ano fiscal espanhol de 2018", afirmou um porta-voz do Supremo Tribunal de Justiça da Catalunha ao tabloide britânico.

No início de abril, Shakira se mudou com os filhos para Miami. Mas, antes de deixar Barcelona, ela criticou as autoridades fiscais espanholas pelas acusações de supostos delitos cometidos entre 2012 e 2014. A cantora alegou que estava sendo "perseguida" e disse que o Tesouro espanhol usava "métodos inaceitáveis para prejudicar sua reputação e forçá-la a chegar a um acordo", destacou o "DailyMail".

Shakira negou a intenção de fazer um acordo de colaboração premiada. Com isso, a voz de "Hips Don't Lie" deverá se apresentar à Justiça no fim do ano sobre esse caso, relacionado ao pagamento de 14,5 milhões de euros (R$ 77,8 milhões, na cotação atual) em impostos atrasados referentes ao período de 2012 a 2014. Uma ordem judicial, emitida pela corte no dia 19 de setembro, aponta a cantora como suposta autora de seis crimes contra a Fazenda Pública.

No final de julho, o Ministério Público já havia pedido oito anos de prisão para a artista, além de uma multa de quase 24 milhões de euros (quase R$ 129 milhões).

O órgão acusa Shakira de ter usado uma "estrutura corporativa", criada anos antes para evitar o pagamento de impostos ao longo de 2012, 2013 e 2014, apesar de já residir no pais por mais de 183 dias por ano. O código tributário espanhol prevê o pagamento de impostos por qualquer um que viva no país por esse período em durante um ano, isto é, 183 dias.

A artista de 45 anos, conhecida por grandes sucessos como "Waka Waka", nega as acusações. Em entrevista à revista Elle, em 21 de setembro, ela alegou que as acusações eram falsas e disse que tinha confiança de ter feito as coisas da maneira mais correta e transparente desde o primeiro dia.

— É bem sabido que as autoridades fiscais espanholas costumam fazer isso, não apenas com pessoas como eu (ou o Cristiano Ronaldo, Neymar, Xabi Alonso e muito mais), mas isso também acontece injustamente com outros contribuintes anônimos

O Ministério Público e a defesa da cantora tentaram um acordo para evitar o julgamento, mas Shakira desistiu de uma resolução amigável, por acreditar que "a justiça lhe dará razão", segundo os representantes legais da colombiana em Barcelona, onde ela vive

A instituição assegura que Shakira morava na Espanha, pelo menos, desde 2012, pouco depois que a relação dela com o jogador de futebol Gerard Piqué se tornou pública. Apesar disso, as autoridades apontam que a artista manteve sua residência fiscal nas Ilhas Bahamas até 2015. O país, localizado na América Central, é considerado um paraíso fiscal.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Amiga próxima de Ana Castela cutuca mais uma vez Virginia Fonseca e reacende polêmica Zezé Di Camargo se desculpa com família Abravanel após vídeo; veja o que ele disse 'Culpa não é minha': Viih Tube se pronuncia após pai dizer que precisa de dinheiro Apresentadora da Globo passa por cirurgia no coração para tratar condição