Espanha aprova lei que facilita a troca de gênero para pessoas trans

Publicado em 22/12/2022, às 14h22
Foto: Reprodução/Flick -

Extra Online

A Câmara de Deputados da Espanha aprovou, nesta quinta-feira (22/12), o projeto de lei que permite que pessoas a partir dos 16 anos mudem de gênero livremente. A medida segue para o Senado, onde pode ser sancionada nas próximas semanas.

LEIA TAMBÉM

A decisão ocorre após embates entre o governo esquerdista e grupos feministas do país. No total, foram 188 votos a favor, 150 contra e sete abstenções. A “lei trans” faz parte de um dos projetos do Ministério da Igualdade da Espanha.

O projeto deve garantir direitos para a comunidade LGBTQIA+. Segundo a ministra da Igualdade, Irene Montero, a nova lei “despatologiza as vidas trans e garante os direitos das pessoas trans”.

A nova lei permite que qualquer pessoa a partir de 16 anos mude livremente o sexo designado em sua carteira de identidade, sem precisar apresentar relatório médico atestando “disforia de gênero” ou prova de tratamento hormonal.

Também podem solicitar a alteração jovens com mais de 12 anos, porém, sob algumas condições ainda negociadas entre os deputados do governo espanhol.

A Espanha pode tornar-se um dos poucos países que aprovaram a lei. Na Europa, a Dinamarca foi a primeira nação a estabelecer esse direito em 2014.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto