Especialista afirma: “Não se viola a democracia para proteger a democracia”

Publicado em 30/01/2023, às 00h10 - Atualizado às 00h19

Redação

Do portal “O Antagonista”:

LEIA TAMBÉM

“O advogado Pedro Duarte Pinto, mestre em Direito Público pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e sócio do escritório MPDP Advogados, afirma que o STF não tem encontrado resistência aparente a assumir os papéis de outras instituições.

Em entrevista à Crusoé, o especialista nas relações entre os três Poderes diz que o Congresso foi negligente na sua função de freio e contrapeso ao Supremo.

O Congresso foi muito leniente, quiçá negligente, em seu papel de freio e contrapeso à atuação do Supremo. A Corte Suprema voltou-se à análise de matérias e temas que seus próprios precedentes, já de uma era de ativismo, reservavam para a esfera de atribuições dos outros Poderes. Não é sustentável a justificativa de infração às normas para prevenir infração às normas, especialmente quando em ambos os polos se tem a democracia como bem jurídico protegido. Não se viola a democracia para proteger a democracia’, alega.”

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar