Especialista esclarece mitos e verdades sobre celulite e dá dicas para uma pele lisinha

Publicado em 19/01/2016, às 10h01

Redação

A tão temida celulite é um mal que atinge de 70% a 80% das mulheres. Ela nada mais é do que um termo coloquial para depósito de gordura e tecido fibroso, causando irregularidades na pele, principalmente nas nádegas e partes posteriores das coxas. Sua principal característica são ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja. Embora seja alvo da preocupação de muitas mulheres, a celulite não é uma doença. A doutora Juliana Cassorielo, que é médica dermatologista, pós-graduada em medicina estética e em estética vascular, esclarece as dúvidas da mulherada sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM

A idade influencia no aparecimento da celulite? 
— Sim, a fase da vida influencia em todos os aspectos da vida da mulher. Elas mudam os hábitos alimentares e cuidados de acordo com a idade. E a maior de todas as influências é a hormonal, alterações na puberdade e menopausa, que gera maior acúmulo de líquido e potencializam a celulite.

Roupa justa favorece o aparecimento? 
— Sim, o uso continuado de roupas muito apertadas pode comprimir os vasos superficiais e potencializar as celulites ou favorecer o seu aparecimento.

Apenas mulheres acima do peso tem celulite? 
— Não. A celulite pode aparecer em mulheres magras uma vez que tem estímulo hormonal, e depende da proporção de gordura e musculatura corporal, que pode estar alterada também nas mulheres magras.

Bebidas com gás, como água e refrigerante, contribuem para o surgimento? 
— Não. O que contribui para o aparecimento da celulite é o açúcar presente nessas bebidas e não o gás. O açúcar leva à formação de gordura e celulite.

Celulite acontece só por ganho de gordura? 
— Não. As causas da celulite podem ser além da obesidade: má circulação sanguínea, sedentarismo e fumo, prisão do ventre (aumenta o volume intestinal, dificultando o retorno do sangue), difusfunção hormonal, pílula anticoncepcional, herança genética, alimentação errada — dieta rica em gorduras e carboidratos não causam diretamente a celulite, mas aumentam o peso e o acúmulo de gordura localizada.

Os hormônios e o uso de anticoncepcionais podem piorar a celulite? 
— Podem aumentar muito, pois aumentam a retenção de líquido.

Para finalizar, Juliana dá dicas para prevenir e desfilar por aí com uma pele lisinha: fazer atividades físicas, como natação, caminhada, bicicleta. Faça 40 minutos de três a quatro vezes por semana. A prática de exercícios é essencial, principalmente natação e hidroginástica. Caso prefira algum outro exercício, escolha um de menor impacto, mais moderado e sem movimentos bruscos, para não agredir os tecidos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados