Espetáculo Maceió Meu Xodó celebra cultura da capital alagoana

Publicado em 06/12/2015, às 08h43
-

Redação

Espetáculo Maceió Meu Xodó celebra cultura da capital alagoana (Crédito: Secom Maceió)



Show Maceió 200 Anos - Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Mais de 400 artistas reuniram-se no espetáculo de celebração dos 200 anos de Maceió. Assim foi o show Maceió Meu Xodó, realizado na noite deste sábado (5), no Estacionamento de Jaraguá. A festa levou ao público muita emoção, contando a história da capital alagoana desde sua emancipação. O espetáculo juntou música erudita e popular, teatro, balé e manifestações da cultura popular. O Coro Prisma deu início ao espetáculo, apresentando o Hino de Maceió. O show foi transmitido pelo Pajuçara Sistemaa de Comunicação (PSCom)


Com direito a frevo, afoxé, samba e marchinhas, o espetáculo Maceió Meu Xodó contou com apresentação dos cantores Wado, Roberta Aureliano, Wilma Araújo, Fernanda Guimarães, Vitor Pirralho e Júnior Almeida, entre outros artistas.

“Ninguém melhor que os artistas locais para se apresentar nesse dia tão festivo. Desde o início da nossa gestão, temos valorizado os nossos talentos e hoje não poderia ser diferente. É uma grande celebração para Maceió”, afirmou o prefeito Rui Palmeira. O gestor comentou ainda sobre a semana que antecedeu o aniversário da cidade. “Entregamos diversas obras importantes, também, como um grande presente para a população”, disse.

A cantora Kel Monalisa fez parte do show e destacou a iniciativa da Prefeitura de valorizar os artistas locais. “O espetáculo tem de tudo, música, dança teatro. Muito feliz e honrada em subir ao palco para cantar Maceió na companhia de artistas companheiros. É louvável essa iniciativa de tornar os artistas da terra protagonistas do espetáculo”, frisou.

Autor e intérprete da música eleita pela população como tema dos 200 anos, Júnior Almeida cantou a música A cor do Pecado, também de sua autoria, em parceria com o jornalista Ricardo Guima. “Todos juntos para uma grande festa em comemoração do povo e da cidade de Maceió”, acrescentou.

Responsável pela concepção do espetáculo, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinicius Palmeira, revelou que a inspiração para o show veio do Festival de Parintins. “Pensamos em algo tão especial como esse grande evento que o Brasil todo já conhece e é sucesso. Desde a festa dos 198 anos de Maceió que estamos planejando algo como o Maceió Meu Xodó. Podemos definir esse show como um grande mix da cultura caeté”, afirmou. O espetáculo será reapresentado no próximo dia 20, no Benedito Bentes.

O secretário de Comunicação, Clayton Santos, também reafirmou a política de valorização da cultura local na gestão Rui Palmeira. “Celebrar uma data como essa é um marco histórico. Levar ao público um espetáculo desse, com artistas alagoanos, é algo muito representativo nesses 200 anos de Maceió”, ressaltou.

A cantora Elaine Kundera falou da alegria em participar do Espetáculo Maceió Meu Xodó. “É uma honra ter sido convidada para ser parte deste evento tão importante para a cultura e a cidade de Maceió. Encerrá-lo, então, é de uma responsabilidade maior ainda e que me deixa muito feliz. É difícil se fazer cultura num país onde não se tem como prioridade a educação,  mas mesmo assim Maceió tem feito um trabalho que serve de exemplo para outras cidades. Parabéns à gestão pelo trabalho e a todos pela passagem dos 200 anos”, disse.

O show contou com uma estrutura inédita em eventos públicos em Alagoas. Foram mais de sete toneladas de equipamentos para montagem de palco, passarelas, elevador, som e iluminação.

A direção de cena e elenco teve a assinatura de Glauber Teixeira e David Farias. A direção musical foi do maestro Almir Medeiros. Já a arquiteta Mirna Porto foi responsável pelo projeto de toda estrutura. A cenografia contou com o apoio de profissionais com experiência no Festival de Parintins.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Acidente na Avenida Menino Marcelo: quem era a vítima de acidente em motocicleta Passageira de moto por app morre após ter crânio esmagado por carro na Av. Menino Marcelo Shopping Pátio Maceió promove programas de cidadania com Procon na Rua e Carreta do Cinema Rodoviário Justiça reconhece competência do Estado e veta atos da Prefeitura contra totens de segurança