Espetáculo “Nise e os Malucos Beleza” encerra o projeto Nise em Cores e Formas no Teatro Gustavo Leite

Publicado em 01/12/2025, às 15h09
- Divulgação

Assessoria

A celebração pelos 120 anos de Nise da Silveira chega ao seu momento final com o espetáculo “Nise e os Malucos Belezas”, que encerra o projeto Nise em Cores e Formas após percorrer Alagoas desde setembro unindo arte, saúde mental e inclusão.

LEIA TAMBÉM

As apresentações acontecem no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, no Jaraguá, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro — às 19h na sexta (5) e no sábado (6), e às 15h no domingo (7). Os convites podem ser retirados na bilheteria do Centro de Convenções, no Jaraguá, das 14h às 18h.

Com a parceria e direção do Ballet Maria Emília Clark, a montagem entrelaça dança, teatro e narrativas biográficas para revisitar a trajetória da alagoana que revolucionou a psiquiatria brasileira ao defender o afeto, a liberdade, a arte e a escuta como formas de cuidado. No palco, o público também vai acompanhar um encontro sensível e simbólico com os integrantes do tradicional Bloco Maluco Beleza, formado por usuários do Hospital Psiquiátrico Portugal Ramalho.

A iniciativa é realizada pelo Instituto de Ação e Desenvolvimento para a Cidadania (IADEC), com emenda parlamentar do deputado Paulão, convênio com o Ministério da Cultura e apoio do Governo de Alagoas.

A diretora do espetáculo, Maria Emília Clark, destaca a potência artística e emocional da montagem, que busca aproximar o público do legado de Nise.

“O nosso espetáculo é um somatório de boas energias, uma oportunidade ímpar de reencontrar a beleza, a força e a vida da grande psiquiatra alagoana Nise da Silveira”, ressaltou a artista.

Para o diretor-geral do projeto, Vinícius Palmeira, encerrar essa jornada com um espetáculo é também reafirmar a missão da psiquiatra.

“O projeto busca reforçar a importância de olhar para a saúde mental com humanidade, afeto e presença. Ao reunir artistas, usuários do sistema de saúde mental e profissionais da dança, entre eles a grande referência alagoana, a talentosa Maria Emília Clark, celebramos a visão de Nise sobre essa temática. Encerrar o projeto no palco é honrar sua coragem e lembrar que seu legado permanece vivo em cada gesto e em cada expressão artística que o público verá”, destacou.

O espetáculo traduz todo o espírito do projeto Nise Cores e Formas, que realizou 80 oficinas de arte, exposições simultâneas, murais em 10 cidades e diversas ações culturais, de setembro a dezembro deste ano. Agora, sua culminância chega guiada pelo mesmo princípio que norteou Nise, que é a crença de que a arte liberta, reconstrói e humaniza.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Show de bonecos dos irmãos Maria Clara e JP chega à Maceió Porcos de Pelúcia lança álbum ao vivo gravado no Teatro de Arena, em Maceió Cantora Flora se apresenta no Theatro Homerinho no próximo sábado (24) com show inédito Verão Massayó: veja os horários dos shows de sábado (17) e domingo (18)