Esqueceu onde deixou o carro no estacionamento? O google maps pode ajudar

Publicado em 29/04/2017, às 10h37

Redação

Estacionar o carro em shopping centers ou supermercados pode ser um desafio à capacidade de motoristas se localizarem. Não é difícil se perder em meio a tantas vagas, identificáveis apenas por números e letras que podem confundir quem está a passeio - logo, despreocupado em decorar sequências numéricas.

LEIA TAMBÉM

Felizmente, a tecnologia já é uma aliada que pode ajudar motoristas a não se perderem mais em estacionamentos. Graças a uma nova função do Google Maps, é possível saber exatamente onde seu carro foi deixado. É o fim do pânico ao terminar de fazer as compras!

SEU CARRO RASTREÁVEL, COM A AJUDA DO GOOGLE MAPS

A tecnologia de geolocalização do Google já é usada há algum tempo para nos informar sobre o trânsito no trajeto casa/trabalho (e vice versa), para sugerir notícias e para divulgar a previsão do tempo.

São apenas alguns exemplos práticos de que não é tão recente a aplicação da localização via GPS proporcionada pelos celulares como forma de fornecer informações com base dos locais que visitamos.

Pois agora a gigante dos serviços de busca acaba de anunciar uma nova funcionalidade, a localização de veículos em vagas de estacionamento.

UTILIZANDO A FUNÇÃO SALVAR LOCAL DE ESTACIONAMENTO

Para fazer uso da nova função, não será necessária a instalação de quaisquer aplicativos ou acessar sites. Disponível já no Google Maps, que vem instalado de fábrica em praticamente todo celular com sistema Android e iPhones, bastará ao motorista acionar a função “Salvar local de estacionamento”, após clicar no botão azul ao abrir o Maps com a sua localização.

Feito isso, o local onde você estacionou será salvo no Google Maps, onde aparecerá com o letra P (se o idioma do app estiver em inglês), e poderá ser visualizado ao abrir o aplicativo.

Adicionalmente, há outros recursos bastante úteis, como a possibilidade de adicionar notas de texto, que podem ser utilizadas para gravar o código da vaga (por exemplo: vaga E5 no G3).

E se você quiser ter ainda mais segurança ao estacionar, poderá fazer uma foto, guardar com o lembrete da vaga e compartilhar com algum de seus contatos.

USUÁRIOS DA ZONA AZUL DIGITAL AGRADECEM

Pelo Google Maps será também possível adicionar uma contagem regressiva após estacionar. Ao acionar a contagem, quando estiver faltando 15 minutos para o fim, você será notificado pelo aplicativo, dando tempo de comprar mais créditos e evitar uma indesejável multa por infringir o tempo permitido na Zona Azul Digital em São Paulo.

Na verdade, o recurso não chega a ser tão novo assim, uma vez que já existia essa função de marcar vaga de estacionamento, acionada quando o celular era conectado na entrada USB do carro e desconectado em seguida.

A diferença é que agora a função pode ser utilizada manualmente, com mais opções como a inserção de fotos e lembretes.

O compartilhamento da localização e a foto anexada podem até ser úteis em caso de furtos ou roubos, uma vez que podem se constituir em provas de que o carro de fato esteve no local, evidência importante na hora de dar entrada no seguro.

Não custa lembrar que roubos, furtos e eventuais danos sofridos em veículos no interior de estacionamentos são sim, de responsabilidade do estabelecimento comercial.

A lei ampara os motoristas, que devem fazer o registro de ocorrência para fazer jus a uma indenização por perdas e danos que venham a ocorrer.

HABILITANDO CARD DE ESTACIONAMENTO

Se você ainda não visualizou no feed do Google, a opção de utilizar card de estacionamento também pode ser útil.

Ao abrir o aplicativo do Google, aquele que tem o G colorido num círculo branco, você deverá acessar Personalizar / Transporte / Como você se desloca diariamente? / De carro.

Pronto, a partir de agora você passará a receber cards de estacionamento com a localização aproximada do seu veículo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades