Esquecimento pode ser bom para o cérebro

Publicado em 15/09/2017, às 22h06

Redação

A perda de memória nem sempre é considerada um problema. Em muitos casos, o esquecimento pode ser importante para o funcionamento do cérebro.

LEIA TAMBÉM

Pesquisas revelam que apagar informações irrelevantes ajuda o cérebro a se concentrar em aspectos mais importantes e que possam ajudar, por exemplo, na tomada de decisões no dia a dia.

Há dois tipos de esquecimento. O fisiológico, que é considerado normal, e o patológico, que é o decorrente de alguma doença como o mal de Alzheimer.

O professor Vitor Tumas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, concorda com a ideia de que esquecer, muitas vezes, ajuda o cérebro a trabalhar melhor o armazenamento de informações.

Em caso de esquecimento patológico, as perdas de memória, segundo o professor, ocorrem com mais frequência. Nesses casos, ele recomenda a procura de um especialista, que pode ser um neurologista, um geriatra ou até mesmo um psiquiatra.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados