Esquilo descrito como ‘muito malvado’ ataca pessoas em cidade dos EUA

Publicado em 25/09/2025, às 14h42
- Foto: Ilustrativa/Pexels

O Tempo

Moradores da cidade de San Rafael, na Califórnia, estão vivendo uma situação inusitada e assustadora: um esquilo, descrito como “muito malvado”, tem atacado pessoas em plena luz do dia. Segundo relatos, pelo menos cinco residentes já sofreram ataques e dois tiveram que ir para o hospital por causa dos ferimentos. 

LEIA TAMBÉM

Para alertar a vizinhança sobre o risco, moradores da região afixaram cartazes pelo bairro. “Isto não é uma brincadeira, mais de cinco pessoas foram atacadas por um esquilo muito malvado nas últimas semanas”, diz a mensagem. 

Joan Heblack foi uma das vítimas do animal. Ela caminhava por Lucas Valley quando o roedor a atacou repentinamente, causando ferimentos que exigiram tratamento no pronto-socorro. "Veio do nada. Eu não o vi correndo em minha direção", relatou à emissora KGO-TV. 

Isabel Campoy também foi atacada pelo esquilo durante uma caminhada e precisou ser hospitalizada. "O esquilo foi do chão e tentou pular no meu rosto, tentei protegê-lo, meu braço foi completamente dominado pelo esquilo. Finalmente ele pulou, mas àquela altura eu estava cheia de sangue, corri para o pronto-socorro”, disse à emissora.

Segundo a ABC, a ONG Marin Humane confirmou os ataques na região. “Recebemos relatos de pelo menos duas pessoas atacadas por um esquilo em um bairro de San Rafael. Este comportamento é incomum para esquilos e provavelmente resulta de alguém alimentando o animal", disse Lisa Bloch, diretora de marketing e comunicação da organização, à emissora. 

"Quando a vida selvagem é alimentada por humanos, os animais podem perder seu medo natural e agir de forma mais ousada. É por isso que lembramos às pessoas que alimentar a vida selvagem pode ter consequências negativas - tanto para as pessoas quanto para os animais", acrescentou. 

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA também adverte sobre os riscos da alimentação a animais selvagens, explicando que quando eles ganham acesso regular a alimentos de humanos ou animais domésticos, eles lentamente se acostumam a estar em áreas movimentadas e a verem pessoas. “Com o tempo, esses animais geralmente calmos e dóceis podem se tornar agressivos e causar danos às pessoas na área".

Apesar da violência dos ataques, a ABC informou que, segundo o Departamento de Saúde Pública do Condado de Los Angeles, não há casos relatados de transmissão de raiva de esquilos para humanos nos Estados Unidos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Professora de creche é presa após dar laxante para crianças porque se sentia 'sobrecarregada' Final do futebol americano vira festa multicultural pró-imigrantes Terremoto de magnitude 5,6 atinge o leste de Cuba "Cidade do Pecado": capital mundial da prostituição fica em país da Ásia