Está difícil dormir com o calorão? Veja dicas para deixar a casa mais fresca

Publicado em 23/01/2025, às 09h41
- Freepik

Folhapress

Está difícil dormir nos últimos dias, principalmente em estados como os de São Paulo e Rio de Janeiro, por causa do calorão. No início da semana, a temperatura média durante a madrugada na capital paulista ficou acima de 23°C. Se você não tem ar-condicionado em casa, há algumas alternativas para não sofrer tanto.

LEIA TAMBÉM

A principal delas, orienta a arquiteta e professora do Mackenzie Loyde de Abreu-Harbich, é abrir janelas e tentar provocar corredores de vento isso fica mais fácil para quem mora em apartamento por causa da segurança.

Se há o risco de insetos entrarem no imóvel, uma saída é instalar telas na janela. A ventania, entretanto, vai ser menor.

No miolo da madrugada de segunda (20) para terça (21) o vento fraco era insuficiente para refrescar o calor. É nessas horas, afirma a pesquisadora Loyde, que vale recorrer a ventiladores, que ela diz usar em casa, para forçar a circulação de ventos.

"Climatizadores não têm a potência de um ar-condicionado, mas são uma boa opção também", afirma.

A major Michele Cesar, diretora da Divisão de Repostas da Defesa Civil de São Paulo, lembra que alimentação composta de saladas e frutas, ajuda a sensação de bem-estar.

Veja dicas para dias como esta quarta-feira (22), o mais quente deste primeiro mês do ano na capital paulista, com 33,8°C de temperatura máxima medida pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

COMO MELHORAR O AMBIENTE CONTRA O CALORÃO

VENTILE A CASA

Abra as janelas, principalmente à noite, para o vento circular. Se houver riscos de insetos entrarem no imóvel, use telas de proteção. Entretanto, a ventania tende a ser menor.

QUAIS AMBIENTES VENTILAR

Conforme a professora Loyde, deixe a casa toda aberta para criar corredores de vento. A dica é válida principalmente em caso de ventilação cruzada, quando o vento que entra em uma janela não corre direto para outra.

VENTILADORES

Se o vento for fraco demais, recorra a ventiladores vale desde os portáteis aos de teto. Climatizadores, além de mais silenciosos, costumam ser boa opção.

CORTINAS E PERSIANAS

É importante que estejam fechadas no horário de maior incidência de radiação para evitar que o ambiente fique ainda mais aquecido. Cortinas de tecidos de tons mais claros ajudam a refletir a luz do sol e não absorvê-la.

Cortinas blackout costumam melhorar o isolamento. Também há quem instale películas, principalmente em vidraças.

Se precisar use outras formas de bloquear o sol, como toldos ou grandes vasos de plantas que façam sombra.

CORES DA PAREDE

As cores claras são importantes, principalmente no lado externo do imóvel, porque refletem a luz do sol, ao contrário das tonalidades mais escuras, que absorvem a radiação.

No interior, não há problema em relação as cores mais escuras, desde que não sejam em paredes que recebam diretamente a luz solar.

AFASTE-SE DE PAREDES QUENTES

Uma parede de concreto que recebeu radiação solar durante todo o dia pode manter a temperatura alta. Portanto, se for o caso, afaste um pouco a cama.

PLANTAS

Ajudam a proteger do sol. Plantar uma árvore na frente de casa vai demorar para produzir sombra, por isso, plantas como trepadeiras podem ser soluções mais rápidas para amenizar o calor.

No interior, jardins de inverno ou mesmo plantas penduradas na parede também ajudam. "Será preciso irrigar [os vegetais], vai haver fotossíntese e o ambiente ficará um pouco mais refrescante", afirma a professora Loyde.

AMBIENTES BAGUNÇADOS E CHEIO DE MÓVEIS

Casa com muitos móveis e bagunça provavelmente vai criar barreiras para a circulação de vento. Melhor se o espaço estiver mais arejado.

Desligue eletrodomésticos e eletrônicos que não estão em uso.

ILUMINAÇÃO

Lâmpadas incandescentes costumam esquentar. Por isso, opte pelas de led, que também são mais econômicas. A sensação será bem melhor.

LENÇÓIS

Procure usar lençóis de algodão e não de tecidos sintéticos, que ajudam na respiração. Procure os que têm menor quantidade de fios. Troque a roupa de cama com frequência.

OUTROS TECIDOS

No caso de sofás de couro ou camurça, procure revestir as almofadas e encostos com tecidos de algodão. Tapetes podem reter a temperatura.

CUIDE-SE

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer