Estação espacial chinesa cai no oceano Pacífico

Publicado em 02/04/2018, às 08h46

Redação

A estação espacial chinesa Tiangong-1 caiu no oceano Pacífico, anunciou a agência espacial do país na noite deste domingo (1º).

LEIA TAMBÉM

A espaçonave entrou na atmosfera terrestre por volta das 21h15 (horário de Brasília) e a maior parte do artefato incinerou-se na reentrada, disse a agência estatal de notícias chinesas Xinhua. Ainda é aguardada a confirmação independente de outras agências internacionais.

A Tiangong-1 foi lançada em 2011 como a primeira precursora do que seria uma estação espacial completa, multimodular, à moda da antiga russa Mir e da Estação Espacial Internacional. O melhor termo para defini-la é de um laboratório espacial com espaço limitado para tripulação -apenas 15 metros cúbicos de volume pressurizado.

Trata-se de um módulo de 10,4 metros e modestos 8,5 toneladas -menor que o Telescópio Espacial Hubble, que por sinal um dia também acabará caindo de volta de maneira descontrolada.

A missão chinesa foi tida como um sucesso completo: duas tripulações foram recebidas, em 2012 e 2013, e depois disso o satélite foi operado remotamente, justamente para testar a durabilidade de suas partes. Em 2016, a China -em geral fechada com relação a detalhes de seu programa espacial- comunicou à ONU que perdera contato com o laboratório.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto