Estado de Alagoas confirma convocação de 150 professores

Publicado em 13/10/2016, às 09h27

Redação

O governador de Alagoas, Renan Filho, confirmou em entrevista nesta quinta (13) a convocação de 150 professores aprovados no concurso de 2013.

LEIA TAMBÉM

O grupo faz parte da reserva técnica e compõe o número, acordado entre governo, profissionais da Educação e Tribunal de Justiça, de nomeações que deveriam ser feitas pelo Estado, por conta de diversos ações judiciais cobrando a convocação.

A notícia será oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (14). Serão priorizadas as disciplinas Língua Portuguesa, Química, Artes e Educação Física. Os aprovados terão 30 dias para tomar posse.

A notícia foi bem recebida pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia, mas ela lembra que a reserva do concurso é formada por 1.007 profissionais.

“Esse número [150] não supre a necessidade da rede. Temos mais de 4 mil contratados. Eles recebem o mesmo valor que um professor efetivo no início de carreira”, afirma, ao sugerir que a substituição dos contratados pelos concursados não seria onerosa para o Estado.

Durante as reuniões com representantes do Estado e do TJ, ela afirma que a nomeação de todos os aprovados foi apontada como inviável por conta do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém, a presidente diz que há recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) disponíveis para remunerar os professores. “Ano passado, sobraram 75 milhões de reais do Fundeb”, diz.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Réveillon inédito na Barra de São Miguel trará experiência sensorial para o público 35+ Homem morre afogado em barragem de Coité do Nóia; sobrinho presenciou o caso Carreata do Natal Solidário entrega doações no Sertão de Alagoas Motorista morre preso às ferragens em acidente entre carro e caminhão, na BR-424, em Marechal Deodoro