Estado de atenção: chuvas podem se estender nesta terça-feira (05) em Maceió e regiões

Publicado em 05/08/2025, às 07h10
- Arquivo/Theo Chaves/TNH1

Redação

As chuvas que caem em Maceió, na região metropolitana e na Zona da Mata levaram ao estado de atenção divulgado pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Spden/Semarh). A previsão da meteorologia é de que o período chuvoso se estenda ao longo desta terça-feira (05).

LEIA TAMBÉM

As equipes já monitoram as condições atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo em todo o estado. As rodadas mais recentes desses modelos indicam a possibilidade de pancadas de chuva que podem gerar acumulados significativos, acompanhadas por rajadas de vento em pontos isolados. A metade norte do Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió e Zona da Mata, pode ser castigada com o volume de chuva.

"A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, sobre o Oceano Atlântico na costa leste da região Nordeste do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis. Há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada no Estado de Alagoas. Atenção especial para as regiões do
Litoral, (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata", explicou a Spden/Semarh.

Devido à formação de nebulosidade convectiva, e o favorecimento de ocorrência de rajadas de vento, há o risco de destelhamentos de imóveis, queda de árvores e placas mal fixadas. As pancadas de chuva também podem provocar alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana.

"A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais segue monitorando as
condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento".

A secretaria destacou que, caso haja intensificação das condições meteorológicas e aumento nos volumes de chuva previstos pelos modelos numéricos, um alerta meteorológico será emitido.

Rios e lagunas

Os níveis dos principais rios e bacias hidrográficas monitorados do estado seguem sob
acompanhamento contínuo.

Até às 7h desta terça-feira (05), apenas o Rio Jacuípe, na cidade de mesmo nome, estava com nível de atenção "cheia", mas estável.  Já o Rio Mundaú, em Santana do Mundaú, estava subindo de nível, porém sem alerta de atenção.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE