Estado de Nova York processa Fundação Trump por conduta ilegal

Publicado em 14/06/2018, às 14h52

Redação

Cientistas de diversos países, inclusive o Brasil, vão colher amostras desses e outros locais simbólicos pelo mundo para avaliar quais micro-organismos estão presentes ali, elaborar o primeiro catálogo dos seres que habitam monumentos e entender qual é o papel deles em sua preservação e deterioração.

LEIA TAMBÉM

No final, também será possível ver como os monumentos podem ser comparados. "Quem vai se parecer com quem? Será que os monumentos de pedra e os de metal são mais parecidos entre si em termos de micro-organismos?", questiona Emmanuel Dias-Neto, biológo molecular do A.C.Camargo Cancer Center que é um dos coordenadores do projeto, parte do consórcio MetaSub (metasub.org) que investiga como os micro-organismos e os genes de resistência a antibióticos se distribuem pelo mundo.

Neste consórcio são desenvolvidas ferramentas para a análise de populações complexas de micro-organismos de grande utilidade em diversas áreas, incluindo estudos sobre o câncer e a resposta ao tratamento.
A ideia por trás do projeto internacional, apresentado no encontro da Sociedade Americana de Microbiologia, que ocorreu de 7 a 11 de junho em Atlanta, é reforçar a ideia de que os micro-organismos estão por toda a parte e são parte importante dos seres vivos do planeta e em sua imensa maioria não causam doenças sendo em geral benéficos.

A análise dos locais será feita a partir de um cotonete que vai tocar os monumentos e coletar o DNA dos micro-organismos, sem o uso qualquer material agressivo ou abrasivo. Portanto, não haverá risco nenhum para a integridade das obras.
Dias-Neto será o responsável pela avaliação do monumento paulistano.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: ratazana surge a bordo de avião e provoca pânico entre passageiros Diretor de cinema Rob Reiner citou 'medo' do filho horas antes de ser morto Agente de condicional confessa relacionamento amoroso com detento em presídio de segurança máxima Brasileira e italiano morrem após paraquedas se chocarem durante salto