Estado desmente informação de que não fornece cloroquina a pacientes do SUS

Publicado em 02/05/2020, às 13h56
Agência Alagoas -

Agência Alagoas

Circula nas redes sociais uma imagem com a informação falsa de que o Governo de Alagoas não está fornecendo o medicamento Hidroxicloroquina para o tratamento de pessoas acometidas pelo novo coronavírus na rede pública do Estado.

LEIA TAMBÉM

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que o medicamento está disponível para os pacientes do SUS e que a sua utilização foi instituída pelo Protocolo de Recomendação da Conduta Terapêutica hospitalar dos pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.

Publicado na portaria Nº. 3.264, de 14 de abril de 2020, o documento considera a utilização dos medicamentos Cloroquina e Hidroxicloroquina, além de outros pontos relevantes para o tratamento da doença no âmbito do SUS, mas é decisão do médico adotar ou não este tratamento.

Conforme a Sesau, a medida é embasada por evidências científicas que apontam um impacto favorável na evolução da doença quando da utilização dos referidos compostos. “Contudo, o Governo do Estado reforça expressamente que fica a critério dos médicos assistentes fazer uso ou não da referida medicação – a portaria regulamenta, mas quem decide a utilização é o médico. Em acréscimo, salienta-se que, como sabido notoriamente, ainda não existe tratamento específico para a Covid-19”, menciona ainda a nota.

Sobre a aplicação dos medicamentos, a Sesau informa que, até a última quinta-feira (30), os fármacos foram distribuídos para 278 tratamentos. A quantidade total disponível no Estado se divide em 4.760 comprimidos de cloroquina, cujo uso atende a até 238 tratamentos, e 27.414 comprimidos de hidroxicloroquina, que podem atender até 4.569 tratamentos.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas