Estado Islâmico contra-ataca tropas iraquianas em Ramadi

Publicado em 03/01/2016, às 00h32
-

Redação

Militantes do grupo Estado Islâmico continuam a realizar uma série de contra-ataques contra forças do governo iraquiano nos limites de Ramadi dias depois que o grupo extremista foi expulso da região central da cidade. 

"A maioria desses ataques ocorrem distantes do centro de Ramadi, na parte norte e no leste, e até o momento as forças do governo iraquiano conseguiram repelir com sucesso cada ataque", disse o porta-voz da coalizão liderada pelos Estados Unidos e baseada em Bagdá, coronel Steve Warren. Ele afirmou que o Estado Islâmico não tem demonstrado poder de combate suficiente para tirar as tropas iraquianas de suas posições. 

O exército iraquiano afirma que os militantes do Estado Islâmico promoveram vários ataques suicidas na periferia de Ramadi. O general de brigada Ahmed al-Belawi afirmou que os militantes atacaram forças de segurança com sete carros bomba em duas áreas no entorno de Ramadi. 

Al-Belawi disse ainda que houve mortes entre as tropas do governo, mas ele não forneceu números específicos. Segundo ele, as tropas repeliram os ataques e não perderam território. 

Oficiais iraquianos afirmam que a vitória em Ramadi abre espaço para uma eventual retomada de Mosul, segunda maior cidade iraquiana que caiu nas mãos do Estado Islâmico em junho de 2014.

Na sexta-feira, aviões da coalizão lançaram cinco ataques aéreos próximo a Ramadi, mirando unidades táticas do Estado Islâmico, armamentos pesados e posições de combate. Perto de Mosul, três ataques aéreos destruíram uma posição de combate do Estado Islâmico e uma unidade usada para montar carros-bomba, informou um comunicado da coalizão este sábado. 

Ramadi, a capital da província de Anbar, caiu no domínio do Estado Islâmico em maio, transformando-se numa grande derrota para as forças iraquianas apoiadas pelos Estados Unidos. Os iraquianos retomaram o centro da cidade na última segunda-feira com forte apoio aéreo da coalizão, mas insurgentes ainda estão ocupando partes da cidade.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Filhote de macaco rejeitado pela mãe cria vínculo com pelúcia Trump aumenta tarifa global para 15% após decisão da Suprema Corte Empresária descobre de uma hora para outra ser a pessoa 'mais rica do mundo'; entenda Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump