Estoque de sangue do Hemoal para o feriadão é insuficiente; veja como doar

Publicado em 26/12/2018, às 16h44
-

Agência Alagoas

Após o feriadão de Natal, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), unidade Maceió, conta com 175 bolsas de sangue em seu estoque. Um número longe do recomendado, que é de no mínimo 300 bolsas. Em razão do baixo estoque, o serviço irá funcionar em horário especial durante o feriadão do Réveillon e cada doador irá receber uma camisa da Campanha A-me, Ab+race, Do+e e Celeb-re.

LEIA TAMBÉM

Até a sexta-feira (28), o Hemoal Maceió vai funcionar de 7h às 18h. No sábado (29), estará aberto de 7h às 17h. Na segunda-feira (31), a unidade funcionará em horário especial de 7h às 12h e não abrirá na terça-feira (1), retomando o atendimento para doação de sangue na quarta-feira (2).

Segundo a assistente social do Hemoal, Paloma Clemente, durante as festas de fim de ano, o número de doadores no Hemocentro de Alagoas tende a diminuir, ao mesmo tempo em que o número de saídas de bolsas de sangue aumenta.

“Esperamos sensibilizar a população para que realize a doação de sangue e ajude o Hemoal a salvar vidas. Temos que lembrar que, neste período, onde as pessoas se excedem, o número de transfusões aumenta, por isso, temos que nos precaver de forma preventiva”, destacou Paloma Clemente.

A assistente social revelou que, no feriadão do Natal, foram distribuídas 75 bolsas de sangue para os hospitais e maternidades. “O consumo de bebidas aumenta nesse período e, consequentemente, o número de acidentes também cresce. As equipes do Hemoal estão preparadas para receber as doações e, desse modo, mantermos o estoque no índice ideal, que é 300 unidades”, ressaltou.

Presente na unidade Maceió, Luciene da Silva aproveitou a manhã desta quarta-feira (26) para realizar sua doação. “Sangue é vida. Doar é um gesto simples que deve ser estimulado em todos, especialmente nesta época em que a esperança e o amor são celebrados”, ensinou.

Critérios da Doação

Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, AIDS, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação de sangue compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro