Estrela de 'Stranger Things' diz que personagem é um dos melhores gays da TV

Publicado em 28/11/2025, às 09h23
- Netflix

Folhapress

Ler resumo da notícia

Com o lançamento de quatro capítulos da última temporada de "Stranger Things", a trajetória de Will Byers, personagem de Noah Schnapp que começou o seriado como o garoto indefeso levado para o temido Mundo Invertido, dá sinais de amadurecimento.

LEIA TAMBÉM

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Schnapp, que é gay, falou sobre a relação que estabeleceu com o seu personagem ao longo dos últimos anos. O ator diz que Will trouxe a ele grandes revelações sobre si.

Schnapp revelou a sua sexualidade ao público em 2023, em um vídeo publicado no TikTok. No caso de Will, que na quarta temporada passou a sentir algo a mais por Mike Wheeler, um de seus melhores amigos, a opção foi reprimir a sua identidade.

Netflix

 

Vale lembrar que a série se passa nos anos 1980, quando discussões que fugiam à heterossexualidade ainda eram vistas como um grande tabu. "Há uma diferença entre falar sobre esse tipo de coisa nos anos 1980 e passar por isso agora, como foi comigo. Mas tentei incluir os meus sentimentos na interpretação, para deixar o personagem mais autêntico", disse o artista na ocasião.

Nesta temporada, figura crucial no arco de Will é Robin Buckley, primeira figura queer de importância na trama. Vivida por Maya Hawke, ela, que é lésbica, surgiu na terceira temporada da série, em 2019, quando obras para o público juvenil vinham sendo pressionadas pelo mercado para ter mais diversidade.

Nos episódios já lançados, Robin estranha a reação de Will em relação ao relacionamento entre ela e outra mulher e percebe que existe uma tensão na forma como o garoto se dirige a Mike. A personagem decide ajudá-lo e conversa com ele sobre a antiga versão de si mesma e as saudades que sentia da época em que se sentia mais livre para ser ela própria.

Não suficiente, as transformações que Will vive nesse primeiro bloco da quinta temporada também espelham a sua relação com o grande vilão da série, Vecna. Atormentado por uma conexão psíquica imposta pelo antagonista quando ele ainda era criança --e cabe aqui um alerta para possíveis spoilers-, ele amplifica a habilidade em controle essa força conforme encontra espaço para revelar a sua identidade.

À Variety, Schnapp falou sobre a cena, próxima ao final desse primeiro blobo, em que descobre habilidades nunca antes utilizadas por eles. "Eu acho que [Will] é um dos melhores personagens gays que a mídia já teve. Ele me deixa feliz por poder dar às pessoas queer de todo mundo alguém em quem elas possam se inspirar", afirmou o ator.

"Eu adoraria ter acompanhado um personagem assim enquanto crescia, porque ele não é definido apenas por sua sexualidade. Você não é apenas gay e isso não representa a sua vida inteira. Aceitar a identidade dele me deu força. Isso é algo que vai muito além das pessoas queer, e pode tocar muitas pessoas."

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Virginia se choca com detalhe da mansão que construiu com Zé Felipe: ‘Não tem condição’ Influenciadora confirma que está grávida de zagueiro que namora ex-BBB Juliette cai com moto de R$ 140 mil no dia em que ganhou de presente do noivo Lucas Guimarães chora e chama Babal de 'covarde' após vídeo de agressão viralizar