Estudante alagoano de sete anos disputará Copa Nacional de Xadrez

Publicado em 25/08/2018, às 12h37
Reprodução/Acervo pessoal -

Redação

Desenvolvimento do pensamento lógico, aumento de atenção e concentração, amadurecimento da paciência e do autocontrole. Esses são alguns dos benefícios da prática de xadrez, principalmente durante a infância. O estudante Enzo Thomás, de apenas sete anos, sabe bem disso, afinal, ele é destaque mirim do Colégio Santa Úrsula e disputará, em dezembro, a Copa Brasil de Xadrez Escolar.

LEIA TAMBÉM

“O Enzo é uma grande promessa desse jogo que é esporte e inteligência. Em seu primeiro ano de treino ele já é o melhor de Alagoas, número uma, de certeza”, afirma o professor de xadrez do Colégio Santa Úrsula, Jayme Miranda.

Segundo especialistas, o momento certo de ensinar xadrez a uma criança é quando ela começa a desenvolver sua inteligência abstrata. Essa é a fase em que os pequenos aprender a fazer sozinhos atividades simples, como amarrar os sapatos. Por isso, o xadrez é um dos esportes fixos adotados pelo Santa Úrsula. O método e a evolução individual dos alunos são essenciais para que o foco presente durante a prática, possa se estender para as outras áreas, como a escolar, por exemplo.

Os esportes, de forma geral, são explorados pelo Santa Úrsula não só como simples modalidades, mas também como um momento essencial para a saúde e bem estar, onde os alunos desenvolvem o espírito esportivo, competitivo e de coletividade. Os Jogos Internos, que acontecem até próximo domingo (26), envolvem todos os alunos em um momento de descontração, que incentiva não só a movimentação do corpo, como também a adoção de uma alimentação saudável e uso intelectual.

Estão sendo disputadas as modalidades de basquete, handebol, natação, voleibol, xadrez e futebol.

Um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) aponta que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar