Estudantes da Rede Estadual já podem se inscrever no Sisu 2022

Publicado em 15/02/2022, às 14h40
Foto: Ascom Seduc / Reprodução -

Secom Alagoas

Os estudantes da Rede Pública Estadual que concluíram o ensino médio em 2021, e realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para concorrer a uma vaga nas instituições públicas de ensino superior de Alagoas e de todo o Brasil. O processo de inscrição é realizado online, através do site sisu.mec.gov.br até o dia 18 de fevereiro, com resultado da chamada regular previsto para o dia 22 do mesmo mês. 

LEIA TAMBÉM

Em algumas unidades de ensino da rede estadual é oferecida assistência para os estudantes no ato das inscrições, tanto para o Enem, quanto para o Sisu. Ambas as seleções têm cadastramento realizado de forma virtual, no portal do Ministério da Educação (MEC), o que pode ser uma dificuldade para os alunos em situação de vulnerabilidade social, que não possuem acesso à internet em casa. Por isso, algumas escolas cedem seus laboratórios de informática, e dão auxílio para que seus estudantes consigam fazer as inscrições e o acompanhamento do processo.Essa prática acontece na Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus, localizada no município de Teotônio Vilela, onde todos os anos, a direção disponibiliza os computadores da escola para os alunos realizarem suas inscrições. “A escola sempre dá essa ajuda. Assim que as inscrições começam nós fazemos a divulgação do prazo, para que os alunos que precisarem de um suporte venham até a escola, para que possamos dar essa assistência. Temos dez computadores em nossa biblioteca e eles sempre ficam disponíveis para essa finalidade,” contou o gestor da unidade, Eliano da Rocha.

Em Alagoas, o Sisu é a porta de entrada para diversas universidades, somente nas entidades públicas são mais de 5 mil vagas destinadas para 149 opções de cursos distribuídos entre os campi da Ufal, Uneal, Ifal e Uncisal por todo o Estado.

Mobilização da Rede Estadual - Em 2021, mais de 69 mil alagoanos realizaram a última edição do Enem, após uma grande mobilização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a recuperação da aprendizagem e preparação dos estudantes para o exame. Dentre as ações das escolas estaduais, se destacaram os aulões temáticos, gincanas, simulados, roda de conversa com universitários e roteiro de estudos personalizados para o Enem, assim como recursos digitais oferecidos pela Seduc por meio do portal Escola Web. Além de ações pedagógicas, a Secretaria também instituiu o programa Cartão Escola 10, que oferece bolsas como incentivos para combate à evasão escolar e prêmio de conclusão dos estudos. 

“Com o Cartão Escola 10, os nossos alunos que finalizam o terceiro ano do ensino médio, ganham uma bolsa de R$ 2 mil para usar como quiserem. Inclusive, para muitos deles, esse dinheiro é a oportunidade para investir numa preparação para o ingresso no ensino superior. Com o empenho do governador Renan Filho, seguiremos beneficiando mais de cem mil jovens neste ano letivo de 2022”, pontuou o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

Demais processos - Outras seleções para ingresso no ensino superior também são oferecidas pelo Ministério da Educação. O Prouni (Programa Universidade para Todos) promove o acesso às universidades privadas para estudantes de baixa renda, através de bolsas de estudos parciais ou integrais. Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), é um programa destinado a financiar a graduação dos estudantes matriculados em instituições privadas. Para mais informações sobre os programas e suas seleções acesse www.gov.br/mec.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Matrícula online para estudantes novatos da rede estadual inicia nesta segunda (08) Uneal abre seleção para portadores de diploma com ingresso em 2026 Alagoas tem maior taxa de analfabetismo do país; Maceió lidera entre as capitais Provas de seleção para cinco cursos do Ifal são anuladas; entenda