Estudantes protestam em Salvador contra cortes nas universidades federais

Publicado em 06/05/2019, às 22h13
Reprodução/Folha Dirigida -

Folhapress

Um grupo formado por estudantes universitários de vários cursos, professores e integrantes de movimentos sociais realizou protesto em Salvador, na manhã desta segunda-feira (6), contra o bloqueio no orçamento de verbas da Ufba (Universidade Federal da Bahia).

LEIA TAMBÉM

O ato teve início às 9h e foi encerrado às 12h, após passeata pelas ruas da capital baiana. Com faixas e cartazes, o grupo pedia o derrubada do bloqueio de R$ 37,3 milhões, anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) na semana passada.

Os estudantes se concentraram na Faculdade de Educação da Ufba, no Vale do Canela. Depois da realização de uma assembleia, ocuparam a Avenida Reitor Miguel Calmon, via de grande fluxo de veículos, e encerraram a manifestação em frente à reitoria da universidade.

O trânsito ficou lento no local. Não houve registro de confronto com a polícia.

Inicialmente, o corte de recursos foi anunciado para três universidades federais: UnB (Universidade de Brasília), Ufba e UFF (Universidade Federal Fluminense). As instituições de ensino ficaram entre as 20 melhores universidades do país na última edição do RUF (Ranking Universitário Folha).

Segundo a plataforma de produção acadêmica Web of Science, as três estão entre as 11 instituições brasileiras que mais ampliaram o número de artigos de 2008 a 2017.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, havia indicado que se tratava de uma retaliação a atividades políticas ocorridas dentro dessas unidades, o que ele havia chamado de "balbúrdia", e ao que considerou como fraco rendimento acadêmico.

Posteriormente, o governo federal estendeu o bloqueio de 30% dos recursos a todas as universidades federais. Após a repercussão negativa, o MEC afirmou que o critério do contingenciamento será técnico e isonômico.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Filho do 'Careca do INSS' é preso e senador é alvo em nova fase da operação Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou