Estudo aponta que homens casados têm 3 vezes mais chance de ficar obesos que solteiros

Publicado em 15/03/2025, às 08h48
- Freepik

Extra Online

Ser casado triplica o risco de obesidade entre homens, de acordo com um estudo.

LEIA TAMBÉM

A pesquisa feita na Polônia com 2.405 pessoas concluiu que homens casados ​​tinham 3,2 vezes mais probabilidade de serem obesos do que homens solteiros.

O estudo, liderado por Alicja Cicha-Mikolajczyk, do Instituto Nacional de Cardiologia em Varsóvia, apontou que ambos os gêneros tendiam a ser ficar mais pesados ​​quando casados, com o risco de sobrepeso aumentando em 62% entre os maridos e 39% entre as esposas.

A equipe de pesquisa concluiu que "idade e estado civil têm um impacto inegável" no peso.

"A atitude da sociedade em relação às mulheres que vivem com obesidade é diferente em comparação aos homens. Elas são mais frequentemente estigmatizadas", disse Alicja. "Presumimos que as mulheres não conseguem aceitar viver com obesidade e são mais propensas do que os homens a tomar várias medidas para perder peso, como aumento da atividade física e até mesmo voltar a fumar", acrescentou a cardiologista.

No público analisado pelo estudo, com média de 50 anos, 35,3% tinham peso normal, 38,3% estavam acima do peso e 26,4% eram obesas. Doença cardiovascular estava presente em 12%, 18% e 28% das pessoas com peso normal, sobrepeso e obesidade, respectivamente, de acordo com a investigação.

O estudo revelou que 45% dos entrevistados não tinham conhecimento adequado sobre saúde, e as mulheres nesta coorte tinham 43% mais probabilidade de serem obesas.

A pesquisa será apresentada no Congresso Europeu sobre Obesidade, na Espanha, em maio.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mania fofa leva mãe ao diagnóstico de autismo da filha: 'Não fazíamos ideia' Professor da Uneal conquista o 1º lugar no Prêmio Renildo José dos Santos Chega ao Brasil aplicativo onde prefeito de Nova York conheceu esposa Estudo aponta que um terço das mulheres evita fazer sexo por uma dessas 4 razões