Estudo comprova: sexo oral pode mesmo causar câncer; entenda

Publicado em 22/01/2016, às 15h23

Redação

O sexo oral pode aumentar o risco de contrair câncer na garganta, garante um estudo publicado no portal Jama Network .

LEIA TAMBÉM

A investigação concluiu que as pessoas detentoras do vírus HPV (papiloma vírus) têm mais hipóteses de sofrer deste tumor. Recorde-se que o sexo oral é uma das formas mais fáceis para que o vírus se espalhe na boca.

O famoso ator Michael Douglas, lembre-se, alegou que teria sido precisamente esta a causa do câncer que lhe foi detectado na garganta em 2010 e que quase lhe custou a vida. Na época, as afirmações criaram alguma polêmica, mas parece afinal haver alguma verdade nas suas afirmações.

Este estudo é contudo o primeiro a provar que a presença do vírus HPV-16 na boca pode originar a doença, o mesmo que foi detectado ao ator.

“O HPV - 16 é uma causa bem conhecida de tumores da orofaringe que afetam a parte média da garganta incluindo o palato mole, a base da língua e as amígdalas", pode ler-se no estudo a que o The Mirror teve acesso.

Esta nova conclusão resulta de um estudo em que participaram 97 mil pessoas que possuíam vestígios do vírus na boca. Todos eles não tinham câncer no início da investigação e foram seguidos durante quatro anos, período durante o qual foram identificados 132 casos de câncer da cabeça e do pescoço.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Novo app de saúde em Alagoas permite consultas e exames sem sair de casa Anvisa aprova uso de Wegovy para tratar gordura no fígado com inflamação; entenda Arroz branco ou integral? Descubra qual é o melhor para sua dieta Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes