Estudo de sísmica continua em Maceió; veja ruas analisadas esta semana

Publicado em 29/06/2020, às 08h46
Foto: Marco Antonio / Secom Maceió -

TNH1 com agências

Nesta segunda-feira (29), começa a segunda semana do novo estudo de sísmica nos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, afetados pela instabilidade de solo causada pela extração de sal-gema.

LEIA TAMBÉM

Hoje as equipes estarão na Travessa Belo Horizonte, no Pinheiro, e nas Ruas Pedro Viana e Sábino Romariz, em Bebedouro. O estudo permite mapear e identificar as camadas de rochas e outros componentes que estão embaixo da terra.

Desde a semana passada, técnicos estão percorrendo ruas e outros espaços públicos com equipamentos especiais instalados em caminhões, que produzem uma espécie de ultrassom das camadas mais profundas do subsolo.

De acordo com a Braskem, a coleta de dados tem o objetivo de contribuir para o entendimento do fenômeno geológico ocorrido na região e faz parte das medidas de monitoramento previstas no acordo firmado entre a Braskem e autoridades públicas.

Os técnicos não precisam entrar nas casas dos moradores para fazer o estudo e estão seguindo protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus, como avaliação médica, uso de equipamentos de proteção individual e respeito ao distanciamento mínimo recomendado pelas autoridades públicas de saúde ao transitar pelas ruas.

Mudança no trânsito 

Para garantir a segurança das equipes técnicas durante a execução dos trabalhos, algumas vias serão bloqueadas parcialmente pelos agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para evitar o risco de acidentes na região.

Durante este período, a SMTT orienta que os condutores de veículos busquem rotas alternativas para se deslocar pela região para evitar qualquer tipo de transtorno. Confira as ruas que serão analisadas esta semana:

- Segunda-feira (29): Travessa Belo Horizonte, Rua Pedro Viana, Rua Sábino Romariz

- Tegunda-feira (30): Rua Adolfo Camerino, Rua da Líra, Rua Anahy, Rua Dr.Hílton Paulo Omena Duarte.

-  Quarta-feira (1º de julho): Rua José Dionísio Sobrinho.

- Quinta-feira (02): Rua Jornalista Augusto Vaz Filho.

-  Sexta-feira (03): Rua Antônio Procópio, Rua Rosalvo Prata (Rua Pedro Suruagy).

- Sábado (04): Rua Pedro Oliveira Rocha, Rua Santa Julia.

- Domingo (05): Rua Tavares Bastos, Rua Cônego Cavalcante de Oliveira.

-  Segunda-feira (06): Alameda Dr. Claudenor de Albuquerque Sampaio.

-  Terça-feira (07): Rua Coronel Lima Rocha.

- Quarta-feira (08): Rua Miguel Palmeira.

Renovação da calamidade

No último dia 23, o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, renovou o reconhecimento do Estado de Calamidade Pública em Maceió devido ao contínuo processo de subsidência que afeta os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

Com o reconhecimento, o Governo Federal mantém a possibilidade de disponibilizar auxílio-complementar e apoio técnico para enfrentamento do desastre que é considerado o mais complexo do Brasil e o sexto do mundo, e que afeta diretamente mais de 40 mil pessoas.

A Prefeitura de Maceió aguarda a análise da solicitação de auxílio-complementar de Ajuda Humanitária para realocação de mais 1.918 unidades habitacionais previstas na atualização do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias – realizada pelas Defesas Civis Municipal e Nacional e Serviço Geológico do Brasil (CPRM) – e publicado neste mês de junho.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros controlam incêndios em imóveis na parte alta de Maceió; veja fotos Incêndio causado por curto-circuito destrói residência no bairro Feitosa, em Maceió Corpo encontrado boiando em Praia de Ipioca era de homem que havia ido pescar Banhistas recebem pulseiras de identificação nas praias de Maceió e do Francês