Estudo diz que pessoas estão usando mais o WhatsApp para ler notícias

Publicado em 23/06/2017, às 12h19

Redação

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Oxford e pelo Reuters Institute revelou que cada vez mais pessoas estão interessadas em usar o WhatsApp para ler notícias.

LEIA TAMBÉM

A pesquisa em questão foi feita em 36 países e contou com 71.805 participantes. Desse montante, 15% afirmaram que preferem utilizar o WhatsApp para ler as notícias compartilhadas por amigos e conhecidos, o que, de acordo com os condutores do estudo, representa um salto “significante” em uma comparação com o que foi visto no ano anterior. Outro detalhe é o fato de que, em nove dos 36 países, o aplicativo é o segundo mais popular para esse tipo de ação.

Quanto ao meio mais popular para a obtenção de notícias, este continua sendo o Facebook, que no estudo foi mencionado por 47% dos participantes. Porém, a sua popularidade caiu em metade dos países analisados.

Por fim, apenas 24% daqueles que participaram da pesquisa mencionaram que as mídias sociais fazem um bom trabalho na hora de identificar notícias falsas e verdadeiras, enquanto menos de 40% disseram que acreditam na mídia tradicional para fazer o mesmo.

Além disso, 30% relataram que intencionalmente evitam ler notícias por esses meios, citando o fato de que coisas compartilhadas dessa forma não são confiáveis.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades