Estudo mostra que beber cerveja após atividade física não é prejudicial

Publicado em 01/12/2017, às 21h42

Redação

Nesta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre um artigo que demonstrou que consumir cerveja após a prática esportiva não apresenta efeitos deletérios na hidratação. O estudo, publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, em 2015, causou polêmica ao ser divulgado pela mídia, como se a ingestão sempre fosse benéfica para a  hidratação após a prática de atividade física.

LEIA TAMBÉM

Na coluna, o professor conta que os pesquisadores espanhóis estudaram 16 homens treinados e os colocaram para correr durante uma hora, três vezes na semana. Uma parte desse grupo ingeriu água e outro cerca de 600 ml de cerveja. Eles verificaram que o consumo foi em quantidade moderada e não causou prejuízos após o exercício.

Entretanto, ele alerta que é importante não usar a cerveja como meio de hidratação constante nem em excesso, e não oferecer a atletas menores de idade. Outro destaque é que os pesquisadores colocaram no estudo uma tabela de composição que conta com carboidrato, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio e magnésio, por exemplo. Santiago ainda fala que essas substâncias auxiliam na reposição de minerais, assim como os isotônicos. Ouça no link acima a íntegra da coluna do professor Paulo Roberto Pereira Santiago.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados