EUA descobrem maior jazida de petróleo do país no Texas

Publicado em 16/11/2016, às 18h54

Redação

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) descobriu uma vasta jazida de petróleo no oeste do Texas, a maior até o momento em território americano, que estimas dizem conter cerca de 20 bilhões de barris de petróleo e 16 trilhões de pés cúbicos de gás natural.

LEIA TAMBÉM

O UGSG afirmou em comunicado que esta reserva, situada na bacia de Midland Wolfcamp, é aproximadamente três vezes maior que a avaliação de recursos feita em 2013 na bacia Bakken-Three Forks em Montana e na Dakota do Norte, o que a torna a maior acumulação de petróleo estimada que o USGS já avaliou nos Estados Unidos até o momento.

O coordenador do Programa de Recursos Energéticos do USGS, Walter Guidroz, afirmou que este descobrimento “apenas demonstra que, inclusive em áreas onde foram produzidos bilhões de barris de petróleo, ainda existe potencial de encontrar outros bilhões”.

“As mudanças na tecnologia e nas práticas da indústria podem ter efeitos significativos sobre quais recursos são tecnicamente recuperáveis, e por isso seguimos fazendo avaliações de recursos em todos os Estados Unidos e no mundo”, informou Guidroz no mesmo documento.

O UGSG explicou que, desde os anos 80, a bacia de Midland Wolfcamp foi explorada utilizando a tecnologia tradicional de poços verticais.

No entanto, mais recentemente, as companhias de petróleo e gás têm utilizado perfurações horizontais e a fratura hidráulica, e mais de três mil poços horizontais foram perfurados e terminados na seção Wolfcamp de Midland.

O descobrimento ocorre depois que, em setembro passado, a companhia de exploração Apache Inc. anunciou ter localizado sob o subsolo do oeste do Texas uma jazida que pode conter mais de três bilhões de barris de petróleo e 75 trilhões de pés cúbicos de gás natural.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresária descobre de uma hora para outra ser a pessoa 'mais rica do mundo'; entenda Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja