EUA e Japão realizam manobras navais no Mar da China

Publicado em 10/03/2017, às 16h45

Redação

Estados Unidos e Japão realizaram nesta semana manobras navais no Mar da China Oriental, em um contexto de aumento da tensão na região depois dos lançamentos de mísseis efetuados segunda-feira pela Coreia do Norte.

LEIA TAMBÉM

Estas manobras militares, que contaram com a participação de destróieres japoneses e de um grupo aeronaval americano, foram realizadas durante quatro dias, de terça a esta sexta-feira, anunciaram as forças militares dos Estados Unidos em um comunicado.

A operação ocorre alguns dias depois do lançamento de mísseis realizado pela Coreia do Norte, três dos quais caíram nas águas da zona econômica exclusiva do Japão, que se estende a 200 milhas náuticas (370 km) de sua costa.

“Este exercício é similar às diversas operações que realizamos regularmente com as forças de autodefesa japonesas (nome das Forças Armadas japonesas) no Pacífico oeste e que estão destinadas a melhorar o trabalho de equipe, as competências operacionais e nossa preparação”, segundo o comunicado.

Mas, para o jornal Sankei, é uma advertência para Pyongyang, além da exibição da presença militar conjunta dos Estados Unidos e do Japão no mar da China oriental, onde Pequim e Tóquio disputam a soberania de um arquipélago conhecido pelo nome de Senkaku em japonês e Diaoyu em chinês.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos