EUA impõem sanções à Rússia por tentativa de influenciar eleições

Publicado em 29/12/2016, às 19h08

Redação

Os Estados Unidos anunciaram, nesta quinta-feira, uma série de novas sanções contra a Rússia, ao acusarem Moscou de promover ataques hackers que interferiram nas eleições presidenciais americanas, que ocorreram em 8 de novembro. Segundo um comunicado da Secretaria de Estado americana, as sanções ocorrem devido a "sabotagem de processos e instituições eleitorais".

LEIA TAMBÉM

Entre as medidas tomadas pelo governo Obama, estão a expulsão de 35 agentes de inteligência russos das embaixadas do país em Washington e em San Francisco. Os funcionários e suas famílias receberam 72 horas para deixar os EUA, de acordo com a Secretaria de Estado americana.

Além disso, os EUA anunciaram o fechamento de dois complexos de serviços de inteligência da Rússia em Nova York e em Maryland.

Segundo o presidente americano, Barack Obama, as sanções contra a Rússia têm como causa Moscou "ser responsável por adulterar, alterar ou casar a apropriação indevida de informações com a finalidade ou efeito de interferir ou minar processos eleitorais ou instituições".

Em uma declaração, Obama afirmou que "essas atividades de roubo de dados e divulgação só poderiam ter sido dirigidas pelos mais altos níveis do governo russo".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja O fóssil 'sorridente' encontrado por turista em ilha com 150 habitantes