EUA pressionam China sobre disputas territoriais e Coreia do Norte

Publicado em 03/06/2017, às 14h12
-

Redação

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, pediu, neste sábado (3), para a China fazer mais para conter a Coreia do Norte, e também advertiu Pequim que não aceitará a sua militarização no disputado Mar da China Meridional. A informação é da agência EFE.

LEIA TAMBÉM

Participando de um fórum sobre segurança na Ásia, Mattis qualificou o programa nuclear da Coreia do Norte e as seus testes balísticos como a ameaça mais urgente e perigosa para a paz e estabilidade.
Segundo ele, o governo de Donald Trump considera encorajador o compromisso chinês com a política "compartilhada" de desnuclearização da península coreana, mas pediu para Pequim agir.

"A Coreia do Norte representa uma ameaça para todos. Portanto, é imperativo que todos os países coloquem sua disposição para trabalhar em conjunto em prol do objetivo comum de desnuclearização da península coreana", afirmou.

Após defender a cooperação para fazer frente aos planos de Pyongyang, Mattis disse que não aceitará a política de Pequim no Mar da China Meridional, cuja soberania também é exigida parcialmente pelo Vietnã, Filipinas, Malásia, Brunei e Taiwan.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja O fóssil 'sorridente' encontrado por turista em ilha com 150 habitantes