EUA relembram 16º aniversário dos atentados de 11 de Setembro

Publicado em 11/09/2017, às 10h14

Redação

Os Estados Unidos relembram nesta segunda-feira (11) o 16º aniversário dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 que mataram quase três mil pessoas e foram cometidos pela rede Al-Qaeda, de Osama bin Laden. Naquele dia, dois aviões foram jogados contra cada uma das torres do World Trade Center, em Nova York, fazendo os prédios desabarem.

LEIA TAMBÉM

Outro avião atingiu a sede do Pentágono minutos mais tarde, nos arredores de Washington D.C.. Uma quarta aeronave se dirigia para a capital norte-americana, mas os passageiros conseguiram reagir aos sequestradores e derrubaram o avião em um campo aberto na Pensilvânia.

O episódio é um dos mais sangrentos da história dos Estados Unidos e o maior atentado terrorista já registrado em solo americano. Os atentados de 11/9 fizeram os EUA invadir o Afeganistão, lançando uma guerra contra os grupos terroristas que até hoje perdura no Ocidente e na Europa.

O presidente norte-americano, Donald Trump, e a primeira-dama Melania se preparam para participar das celebrações em homenagem às vítimas programadas para ao longo do dia.

O casal participará da cerimônia de 1 minuto de silêncio na Casa Branca e depois irá para o Pentágono, onde o secretário de Defesa, Jim Mattis, liderará uma outra homenagem.

Por sua vez, o vice-presidente Mike Pence comparecerá em um cerimonial em Shanksville.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump Após insinuação de Obama, Trump afirma que vai liberar documentos sobre ETs Influenciadora perde 140 mil seguidores após falha em filtro revelar sua aparência verdadeira; veja O fóssil 'sorridente' encontrado por turista em ilha com 150 habitantes