EUA: Suprema Corte derruba procedimento jurídico de sentença de morte da Flórida

Publicado em 12/01/2016, às 18h10
-

Redação

A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou o procedimento de sentença de morte da Flórida, afirmando que o Estado não pode dar a um juiz o poder de impor a pena de morte após um veredicto consultivo do júri. 

"A sexta emenda requer que um júri, e não um juiz, encontre cada fato necessário para impor a sentença de morte. Uma mera recomendação do júri não basta", escreveu a Chefe de Justiça, Sonia Sotomayor, à corte. 

O caso envolvendo Timothy Lee Hurst, que foi condenado por assassinar um gerente do restaurante Popeye"s durante um roubo, esfaqueando a vítima mais de 60 vezes. A decisão, por 8 votos a 1, colocou a Flórida em linha com o padrão nacional. 

Em 2002 a Suprema Corte manteve a exigência da Constituição de que os réus têm direito a uma conclusão do júri sobre qualquer fator que possa aumentar a sentença. Fonte: Dow Jones Newswires.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Filhote de macaco rejeitado pela mãe cria vínculo com pelúcia Trump aumenta tarifa global para 15% após decisão da Suprema Corte Empresária descobre de uma hora para outra ser a pessoa 'mais rica do mundo'; entenda Suprema Corte dos EUA derruba tarifas de Trump