EUA suspendem temporariamente emissão de vistos na Turquia por "segurança"

Publicado em 08/10/2017, às 20h19
-

Redação

A embaixada dos Estados Unidos na Turquia anunciou neste domingo (8) que suspenderá temporariamente a emissão de vistos para viagens com o objetivo de minimizar o número de visitantes em suas sedes diplomáticas nesse país por "motivos de segurança".

LEIA TAMBÉM

"Os fatos recentes forçaram o governo dos EUA a reavaliar o compromisso do governo da Turquia com a segurança das sedes diplomáticas americanas e seu pessoal", indicou a embaixada em um comunicado divulgado em inglês e turco no Twitter.

"Para minimizar o número de visitantes em nossa embaixada e consulados enquanto durar esta avaliação, suspendemos com efeito imediato todos os serviços de vistos, salvo os de imigração, em todas as instalações diplomáticas americanas na Turquia", concluiu a embaixada na nota.

Apesar de a missão diplomática não ter especificado quais são esses "fatos recentes", é possível que tenham relação com a detenção de um cidadão turco, funcionário da embaixada dos EUA em Ancara.

O detido é acusado de manter vínculos com antigos responsáveis pela polícia turca que, supostamente, teriam relações com o movimento do clérigo islamita Fethullah Gülen, a quem o governo turco acusa de ser o mentor da tentativa fracassada de golpe de Estado em 2016.

Na última quinta-feira, a embaixada dos EUA emitiu um comunicado no qual se declarava "profundamente afetada" pela prisão de seus funcionários.

Além disso, a missão diplomática americana criticou "os vazamentos de fontes governamentais turcas com o aparente objetivo de julgar funcionários nos meios de comunicação, em vez de fazê-lo nos tribunais". 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos