Evento em Maceió suspende venda de destilados após mortes por contaminação por metanol em SP

Publicado em 02/10/2025, às 14h39
-

Gilson Monteiro

Com os recentes casos de contaminação por metanol em bebidas destiladas registrados no Sudeste do país, os organizadores de eventos começaram a suspender a venda desse tipo de bebida para evitar novas contaminações e o esvaziamento de público.

Em Maceió, o primeiro a tomar a providência foi o tradicional "Bem Feitinhos do Samba", que emitiu nota nesta quinta-feira, 2, anunciando a suspensão da venda de bebidas destiladas no evento deste mês, previsto para esta sexta-feira, 3.

Em São Paulo já foram registradas seis mortes por contaminação por metanol.

Em nota nas redes sociais do evento, a organização informa que: “Devido às últimas notícias sobre riscos relacionados a bebidas destiladas, a produção da Sexta Terapêutica decidiu que, na edição de outubro/2025, não haverá venda de bebidas destiladas (vodka, whisky e gim)”.

Maikai

Outro estabelecimento que se pronunciou por meio de nota nas redes sociais foi o Maikai, que reforçou “seu compromisso inegociável com a segurança e a qualidade do que serve”.

A casa lembrou os “25 anos de atuação em Maceió, prezando pela procedência dos insumos, pela excelência dos pratos e drinks e, principalmente, pela confiança dos clientes”. O Maikai destacou ainda que mantém, há mais de duas décadas, contrato com a Diageo, “distribuidora que preza pelo mais alto grau de idoneidade e fornece bebidas de origem certificada”.

Sesau confirma que ainda não registrou casos em Alagoas

Em nota emitida nessa quarta-feira, 1º a A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informou que, até o final da manhã de ontem, não havia sido egistrado nenhum caso suspeito ou confirmado de intoxicação por metanol relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas do tipo destilado no Estado.

A Secretaria informou que mantém monitoramento por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e esclarece que eventuais casos suspeitos serão prontamente notificados e comunicados às autoridades competentes.

"Recomenda-se às Vigilâncias Sanitárias Municipais que intensifiquem a fiscalização rotineira em bares, restaurantes, supermercados e estabelecimentos similares, atentando-se à procedência dos produtos ofertados. No âmbito da industrialização das bebidas, a competência fiscalizatória é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), órgão federal responsável.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira funcionamento dos serviços municipais de saúde no feriado prolongado Crianças trancadas dentro de veículo foram abandonadas em beco deserto, diz DMTT Prefeitura e Câmara de Maceió decretam ponto facultativo para esta sexta (05) Confira a programação especial de ônibus para feriado e domingos de dezembro