Lançada pesquisa dos hábitos de consumo de mídia e intenção de compra do maceioense

Publicado em 01/10/2025, às 11h06
- Pedro Acioli/TNH1

Pedro Acioli*

Já pensou em como seria conhecer os dados de consumo do maceioense em internet, veículos de mídia, intenções de compra no supermercado, lazer e outros setores? Agora isso é possível: ficou mais fácil conhecer em detalhes a partir da pesquisa divulgada nesta quarta-feira (1º) pela plataforma QI Mercado, empresa fundada no Nordeste e especializada em informações estratégicas, em parceria com a Chama Publicidade.

Juntas, as empresas colocam Maceió no mapa das cidades brasileiras que contam com dados certificados e atualizados para orientar estratégias de marketing, comunicação e vendas.

O levantamento oferece informações estratégicas para embasar decisões de empresas e instituições que atuam em diversos segmentos.

No evento, estiveram presentes representantes de agências alagoanas e de veículos de comunicação.

Em entrevista ao TNH1, Hernan Fernandes, sócio da Chama Publicidade, destacou a importância da informação para a publicidade e ressaltou que a iniciativa é inédita no mercado alagoano.

“A informação é o bem mais precioso que a gente tem hoje no mercado para trabalhar. Então, é fundamental que a gente tenha acesso a essas informações de qualidade, isso é o mais importante. E esse é o papel do painel trazer dados confiáveis, profundos sobre os hábitos de consumo e de mídia do mercado.”

TV é a fonte de informação mais confiável para o maceioense 

Em um dos questionários, é possível conhecer os hábitos do maceioense na hora de se manter bem informado. 

No item qual fonte de informação o maceióense mais confia, 46,58% dão mais credibilidade à TV. Já  26,79% disseram confiar mais no conteúdo das redes sociais. Outros 21,66% confiam mais nos sites de notícias. 

Ainda segundo o levantamento, 68,92% acessam a internet para conferir as redes sociais. Já 62,08% buscam notícias e informações. O típico possibilitou mais de uma resposta. 

Publicidade 

A pesquisa trás dados Iimportantes também sobre consumo de anúncios, com dados de perguntas como quando foi a última vez que viu um Outdoor? Quando foi a última vez que viu anúncios em TVs em pontos comerciais e elevadores? Quando foi a última vez que viu anúncios em praças, rotatórias e canteiros?

Mercado destaca importância

Leonardo Sampaio, Diretor Executivo do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), explicou sobre a relevância da pesquisa e como ela pode ajudar os veículos de comunicação e os publicitários. 

"Essa pesquisa vem colocar de forma muito aberta e muito exata de onde o mercado publicitário deve investir, de qual meio de comunicação devem atuar para poder chegar naquele público que ele quer alcançar. Serve até para gente ter uma noção mais aprofundada de quem nos assiste e nos ouve. E assim, adaptar nossa TV aos hábitos da população alagoana.”

Para Anthony Campos, Gerente do Comercial e Marketing do PSCOM, agora as marcas irão mudar ter uma comunicação mais assertiva e quem ganha com a pesquisa é o público. 

"As marcas poderão oferecer uma comunicação mais assertiva, melhor direcionada e quem ganha é o telespectador, ouvinte e internauta que vai receber esse resultado no dia a dia”, explicou. 

O Secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, enfatizou que a população agora receberá dados mais detalhados e precisos.

“O cidadão acorda, já está preocupado com seu trabalho, com compromisso com os amigos, com a família e muitas vezes para chegar a informação que ele precisa, do que comprar, de serviços, tem que passar por uma quantidade gigantesca de informação que não interessa. Isso daí consome energia vital. Já para quem é agência, consegue gastar menos financeiramente, ou até gastar o mesmo, mas alcançando mais pessoas.”

A pesquisa

A pesquisa foi realizada presencialmente com mais de 1.240 entrevistas com pessoas de diferentes localidades da capital alagoana e utilizando como base os dados do Censo Demográfico de 2022 do IBGE. A análise conta com informações detalhadas como gênero, faixa etária, religião, renda familiar, raça e escolaridade. 

O levantamento abrange informações que vão dos hábitos de mídia à intenção de compra em setores como saúde, varejo, educação, mercado imobiliário, automotivo e até no segmento pet.

*Estagiário sob supervisão

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira funcionamento dos serviços municipais de saúde no feriado prolongado Crianças trancadas dentro de veículo foram abandonadas em beco deserto, diz DMTT Prefeitura e Câmara de Maceió decretam ponto facultativo para esta sexta (05) Confira a programação especial de ônibus para feriado e domingos de dezembro