Ex-Barcelona e Manchester City detona Pep Guardiola: 'Cobra'

Publicado em 05/12/2025, às 23h31
- Foto: Reprodução/Manchester City

O Tempo

Ler resumo da notícia

Yaya Touré relembrou sua saída do Barcelona e explicou como decidiu continuar a carreira no Manchester City, onde, mais tarde, reencontrou Pep Guardiola. Em entrevista ao canal "Zack" no YouTube, o ex-jogador descreveu como a convivência com o treinador influenciou diretamente sua carreira no futebol.

LEIA TAMBÉM

Decisão após a passagem pelo Barcelona

Touré iniciou ao recordar a chegada ao clube catalão em 2007, quando Frank Rijkaard ainda comandava a equipe. Ele afirmou que recusou ofertas financeiramente superiores porque acreditava que jogar no Barcelona lhe permitiria evoluir em alto nível e dividir o vestiário com alguns dos principais nomes da época.

– Jogar no Barcelona era meu sonho. O Monaco me ofereceu o triplo do meu salário, mas eu queria ir para o Barça porque sabia que poderia crescer muito como jogador. Jogar ao lado de Henry, Ronaldinho, Iniesta, Xavi e Messi foi a realização de um sonho — declarou Touré.

O ex-meio-campista comentou que sua relação com Guardiola começou de forma funcional e que o primeiro ano sob o comando do treinador foi marcado pela conquista de todos os títulos possíveis na temporada, em 2008. Segundo ele, o técnico demonstrou confiança ao utilizá-lo até mesmo em outras funções dentro de campo.

– O primeiro ano com Guardiola foi incrível. Ganhamos tudo. Ele confiava em mim e até me escalou como zagueiro para colocar Busquets no meio-campo. Não tivemos nenhum problema — revelou.

Em seguida, Touré afirmou que já avaliava a possibilidade de sair do Barcelona após a tríplice coroa. Ele disse que a visita à sala de troféus o fez refletir sobre seu espaço na história do clube e sobre a chance de buscar protagonismo em outro projeto.

– Depois de ganhar a tríplice coroa, o presidente nos levou à sala de troféus do clube e eu vi tantos nomes históricos que pensei que talvez fosse melhor ir para um time sem história e escrever meu nome lá, porque no Barça seria impossível, mas no fim das contas fiquei por mais um ano — afirmou Touré.

Problemas entre Pep e Yaya

O ex-jogador relatou que os problemas com Guardiola se intensificaram na temporada 2009/2010, quando passou a ser pouco utilizado. Yaya contou que a indefinição sobre seu futuro aumentou após a Copa do Mundo, período em que o treinador voltou a demonstrar interesse em mantê-lo no clube. Ao fim, por conselho da esposa, Touré optou por sair do Barcelona e acertou a ida ao Manchester City, em 2010.

– Eu não vejo um homem, vejo uma cobra. Ele não me escalou o ano todo, e depois da Copa do Mundo de 2010, me disse que eu tinha que voltar para o Barcelona, que ele me queria. Minha esposa me disse: "Você vai dar ouvidos a essa besteira? Ele te tratou como um cachorro, e agora quer que você fique, e você vai ficar? Nós vamos para Manchester. Ele não é um homem, ele é maligno, como Satanás." — disparou o ex-jogador.

Seis anos depois, Guardiola e Touré se reencontraram, desta vez em Manchester, com a ida do espanhol aos Cityzens. Com relação já estremecida desde os tempos de Barcelona, o treinador e o meia ficaram juntos na Inglaterra por apenas duas temporadas, com o marfinense se transferindo ao Olympiacos, em 2019, seu penúltimo time antes de se aposentar, no QD Huanghai, em 2020.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Gramado do Estádio Rei Pelé passa por tratamento; veja previsão de recuperação CRB conquista prêmio e emplaca quatro palestrantes no Confut Nordeste 2025 Copa do Mundo 2026: confira os grupos definidos pelo sorteio Time se recusa a treinar por salários atrasados às vésperas de jogo decisivo