Redação
No território (ainda) livre da internet circula um vídeo em que Cícero Cavalcante (MDB), que foi prefeito de Matriz do Camaragibe e de São Luiz do Quitunde, conversa com uma eleitora tentando angariar voto para Lula, candidato a presidente da República do PT, fazendo uso de uma notícia falsa.
LEIA TAMBÉM
A eleitora, cuja imagem também aparece no vídeo, é identificada como Joseilda, e Cícero Cavalcante explica a ela o quanto seria importante a vitória de Lula:
– É Lula quem vai ajudar o prefeito Fernando Cavalcante (filho dele, prefeito de Matriz), é Lula quem vai ajudar o governador Paulo Dantas…
No meio da conversa, ele transmite então a informação falsa:
– E mais um detalhe: o presidente da República, Jair Bolsonaro, mandou projeto de lei para o Congresso Nacional, PEC 34, que vai acabar o13o salário do trabalhador, terço de férias e o reajuste que o servidor que ganha salário mínimo tinha com a inflação.
Na realidade, a PEC 34/2019, de iniciativa do deputado federal Hélio Leite (DEM/PA), “torna obrigatória a execução da programação orçamentária proveniente de emendas de bancada de parlamentares de Estado ou do Distrito Federal”, e foi transformada na Emenda Constitucional 100/2019.
Já a PEC 34/2020, subscrita por vários senadores, “cria o benefício universal infantil, no âmbito da assistência social, de prestação mensal, com valores das prestações inversamente proporcionais à renda familiar e maiores para crianças de até 6 anos, e sujeito a reajuste anual”.
Cícero Cavalcante, que chegou a exercer, como suplente, o mandato de deputado estadual, propagou uma notícia falsa, atualmente mais conhecida como fake news, visando a captação de votos.
Cícero termina o vídeo fazendo uma exortação:
– Então vamos votar no Lula!
LEIA MAIS
COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar