Ex-presidente Dilma Rousseff passa mal e é internada em hospital na China

Publicado em 24/02/2025, às 16h12
- Pedro Ladeira/Folhapress

Terra

A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, de 77 anos, está internada em um hospital de Xangai, na China, desde a última sexta-feira (21). Atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos BRICS, Dilma foi hospitalizada após apresentar sintomas como pressão alta, tontura e vômito. A internação foi confirmada pelo Shanghai East International Medical Center, onde a ex-presidente segue em recuperação.

LEIA TAMBÉM

De acordo com funcionários da unidade de saúde, Dilma está estável e evoluindo bem desde a admissão no hospital. "Ela apresenta uma melhora contínua", informou uma fonte ao portal Quem. Apesar do quadro sob controle, a ex-presidente precisou cancelar sua participação na reunião de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais dos países do BRICS, que acontece em Cape Town, na África do Sul. A informação sobre a internação foi inicialmente divulgada pela Folha de S. Paulo e rapidamente repercutiu nas redes sociais e na imprensa.

Dilma Rousseff vive na China há mais de um ano e meio, desde que assumiu a presidência do NDB, em março de 2023. O cargo, rotativo entre os países-membros do bloco, inicialmente teria um mandato válido até julho de 2025. No entanto, o governo brasileiro negociou uma prorrogação de cinco anos, garantindo a permanência da ex-presidente no comando da instituição até 2030. A partir de julho deste ano, Dilma passará a se reportar diretamente ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Segundo fontes próximas, a expectativa é que Dilma receba alta na terça-feira (25), já que exames preliminares não indicaram nenhuma condição grave. A internação, no entanto, gerou preocupação entre aliados políticos e membros do governo brasileiro, considerando a relevância da ex-presidente no cenário econômico internacional. O Banco dos BRICS, sob sua liderança, tem desempenhado um papel estratégico na ampliação de investimentos para países emergentes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Influencer morre aos 26 anos momentos após dar à luz gêmeos 'Amante' é flagrada fugindo pela janela do 10º andar de prédio; assista Influencer é preso após postar selfie em frente a incêndio com 159 mortos e chamar vítimas de 'pecadoras' Mulher é condenada por compartilhar fotos do parto do neto no Facebook