Jogador da seleção compartilha apelo de atacante do ASA para tratamento de doença rara

Publicado em 10/03/2025, às 15h47
- Lucas Figueiredo / CBF

TNH1

O apelo do atacante Júnior Viçosa, do ASA, em busca do tratamento para a esposa, Luizi Sampaio Severo, que luta contra a ataxia de Friedreich, vem chamando atenção do mundo da bola. 

LEIA TAMBÉM

Nesta segunda-feira (10), Richarlison (Tottenham e ex-Seleção Brasileira) compartilhou o relato de Viçosa nas redes sociais. A conta do jogador possui mais de 22 milhões de seguidores.

A fala de Júnior Viçosa foi dada à TV Pajuçara no intervalo do jogo contra o CRB, válido pelo primeiro jogo da final do Campeonato Alagoano. Na ocasião, o atleta do ASA pediu agilidade na liberação do medicamento omaveloxolona à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

O que é ataxia de Friedreich 

A ataxia de Friedreich é uma doença genética rara, conhecida como “morte em vida”, que, aos poucos, afeta a coordenação motora e o equilíbrio.

Em boa parte dos casos, os primeiros sintomas aparecem ainda nos primeiros anos de vida. No caso de Luizi, uma queda na escada no local em que trabalhava foi o primeiro sinal de um diagnóstico desafiador.

Segundo a neurologista Patrícia Nunes, a ataxia de Friedreich pode, aos poucos, alterar a fala e reduzir a capacidade de se locomover.

Apesar da ataxia de Friedreich não ter cura, há tratamentos que auxiliam no gerenciamento dos sintomas e aumentam a expectativa de vida. Um deles é o omaveloxolona, aprovado pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA, agência americana reguladora de medicamentos), em 2023, e pela Comissão Europeia, em fevereiro de 2024.

No entanto, até aqui, o tratamento ainda não foi liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Com isso, Júnior Viçosa fez um apelo para liberação do medicamento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Veja quais reforços foram confirmados pelo CRB para a temporada 2026 Herói do PSG, Safonov fraturou a mão durante jogo contra o Flamengo CBF já tem cidade favorita para 1ª final única da Copa do Brasil Ex-Flamengo e CSA é confirmado em clube que disputará a Libertadores