Ex-técnico da seleção chilena, Sampaoli elogia protestos no país

Publicado em 27/10/2019, às 20h27
Pei Fon / TNH1 -

Folhapress

Ex-treinador da seleção do Chile, o argentino Jorge Sampaoli, comandante do Santos, se manifestou a respeito da onda de protestos que atingiu o país nos últimos dias.

LEIA TAMBÉM

"Valorizo muito a reação do povo chileno depois de tanto tempo de opressão. É um exemplo para todos na América do Sul. Lutar contra o neoliberalismo, que deixa o povo cada vez mais pobre", afirmou o técnico após o empate sem gols com o Corinthians, neste sábado (27), pelo Campeonato Brasileiro.

"Estou orgulhoso do povo que vivi ao lado por tanto tempo. Espero que seja um passo adiante para terminar com a opressão com esse povo", completou o treinador.

Sampaoli teve um trabalho de sucesso à frente do Chile, levando a seleção à conquista da Copa América de 2015, disputada no país, o primeiro título continental da história da equipe nacional chilena.

Além da experiência vitoriosa com a seleção, o argentino também conquistou títulos com a Universidad de Chile (CHI). No clube, foram três taças do campeonato local, além de uma Copa Sul-Americana, em 2011.

A fala de Jorge Sampaoli se junta à de outras figuras importantes do futebol chileno, que também se colocaram ao lado do povo nas manifestações que tomaram conta do Chile após o anúncio do aumento da passagem do metrô em Santiago.

O goleiro Claudio Bravo e o zagueiro Gary Medel, ídolos da seleção chilena, também se pronunciaram em defesa dos manifestantes e criticaram o governo do presidente Sebastián Piñera.

Até mesmo as torcidas organizadas de Colo-Colo e Universidad de Chile, duelo de maior rivalidade no país e com vasto histórico de violência entre os grupos, se juntaram nas manifestações pelas ruas de Santiago.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Com tornozeleira eletrônica, jogador brasileiro pode ser campeão após sair da cadeia Neymar afirma que jogará mesmo lesionado: "me sinto cada vez melhor" Ceará x Cruzeiro com exclusividade na RECORD neste sábado (29) Presidente da CBF rebate Abel sobre arbitragem: "Quando favorece não fala"