Explosão frustra lançamento de satélite para facilitar uso da internet na África

Publicado em 01/09/2016, às 23h24
-

Redação

A explosão que atingiu hoje (1º) pela manhã o local de lançamento usado pela SpaceX, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, provocou a perda de um foguete e de toda a sua carga, informou em mensagem enviada por e-mail um porta-voz da empresa e frustrou também o lançamento de um satélite de comunicações construído em Israel destinado a facilitar o uso da internet na África.

LEIA TAMBÉM

A SpaceX é uma empresa de transporte espacial norte-americana e estava se preparando para fazer um lançamento de foguete Falcon 9 no próximo sábado, na estação da Força Aérea dos Estados Unidos, no Cabo Canaveral. O custo do foguete está avaliado em US$ 195 milhões.

O lançamento previsto tinha como objetivo enviar um satélite israelense ao espaço. A empresa Facebook tinha a intenção de usar o satélite como base para a comunicação via internet para a África Subsariana e para outras regiões do mundo. A explosão foi seguida por outras explosões que duraram vários minutos, de acordo com testemunhas. Durante todo o dia, o céu ficou coberto de fumaça escura na área.

O foguete destruído estava transportando o satélite denominado AMOS-6. O lançamento era um projeto comercial e não destinado a pesquisas científicas. O projeto se destinava a lançar o satélite AMOS-6 em órbita geoestacionária em torno da Terra, com a finalidade de fornecer serviços de comunicação, incluindo internet, para a África, o Oriente Médio e a Europa. O satélite foi desenvolvido pela Israel Aerospace Industries.

O empresário Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, tinha informado por meio de mensagem nas redes sociais que o AMOS-6 estava sendo lançado, entre outras finalidades, para  "dar cobertura de internet para grandes partes da África subsaariana". Zuckerberg, que coincidentemente viajou hoje para o Quênia, postou outra mensagem no Facebook: "Estou profundamente decepcionado ao saber que uma falha no lançamento da SpaceX destruiu nosso satélite que teria fornecido a conectividade para muitos empresários e usuários em todo o continente", disse, "Continuamos comprometidos com nossa missão de conectar a todos, e vamos continuar a trabalhar até que todos tenham as oportunidades que este satélite teria concretizado".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos