FAB apresenta relatório preliminar sobre queda de avião da Voepass nesta sexta-feira (6)

Publicado em 06/09/2024, às 08h27
A queda do avião da Voepass deixou 62 mortos, no dia 9 de agosto | Divulgação -

CNN Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai apresentar nesta sexta-feira (6) um relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) com informações sobre a queda do avião da Voepass que deixou 62 mortos, no dia 9 de agosto, em Vinhedo (SP).

LEIA TAMBÉM

Segundo apurou a CNN, o relatório vai esclarecer os eventos que aconteceram durante o voo. No entanto, os fatores que provocaram a queda da aeronave ATR-72 serão investigados em uma segunda etapa.

O relatório que será apresentado nesta sexta-feira marcará a primeira divulgação de dados sobre o acidente.

A apresentação do documento é considerada essencial para a segurança da aviação, pois pode conter itens que sejam relevantes para a operação futura do modelo da aeronave, sendo possível fazer uma mitigação de riscos, se necessário.

Na segunda fase da investigação, serão identificados os “fatores contribuintes” que levaram à queda. O relatório final pode levar até um ano para ser concluído.

Paralelamente à investigação da FAB, a Polícia Civil de Vinhedo e a Polícia Federal (PF) também estão conduzindo suas próprias apurações. O inquérito da Polícia Civil busca determinar as causas do acidente.

A possível responsabilidade criminal é também investigada pela PF. São dois laudos considerados fundamentais na investigação.

A previsão é que o primeiro, com conjunto de fotos que ajuda a compreender o contexto do acidente e como a aeronave parou no terreno, deve ficar pronto em até 90 dias pós-acidente. Este laudo é feito em parceria com o Cenipa.

O segundo documento deve ter todos os exames e testes realizados no Cenipa, além das análises dos destroços, motores e caixas-pretas, que iniciaram na semana do acidente. Ambas as investigações seguem em segredo de justiça.

O voo 2283, da empresa Voepass, saiu de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A aeronave caiu em uma área do condomínio.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Musicista encontrada carbonizada em quartel do Exército foi assassinada por soldado Mais de 22 mil agentes garantem segurança de provas discursivas do CNU Justiça aceita denúncia contra homem que estuprou e matou professora Receita Federal alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte