Fábio Farias, secretário do Gabinete Civil, testa positivo para covid-19

Publicado em 26/04/2020, às 09h15
Foto: Agência Alagoas -

TNH1

O secretário Chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, anunciou nesse sábado (25) que testou positivo para o novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM

"Estou bem, tranquilo e confiante, com acompanhamento médico, e permanecerei trabalhando remotamente, em isolamento", declarou o secretário em uma rede social.

Com Farias, já são três da equipe do Palácio República dos Palmares com o coronavírus. Ontem o governador Renan Filho também confirmou o resultado positivo para covid-19, e na semana passada o secretário da Fazenda, George Santoro; já havia anunciado estar com a doença.

Até esse sábado, 25, Alagoas contabiliza 501 casos confirmados  e 29 óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Importância do isolamento

A higienização pessoal, o uso de máscaras e o distanciamento físico estão entre as principais medidas preventivas no combate ao novo coronavírus. Mas nenhuma é mais importante que o isolamento social. “Você não pode substituir a quarentena por nada”. O alerta foi emitido mais uma vez pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nos últimos dias.

A utilização de máscaras, por exemplo, é apoiada pela entidade desde que “seja parte de uma estratégia mais abrangente”, como a realização contínua de testes, o isolamento e tratamento de casos, e a educação das comunidades. As demais medidas de saúde pública – como lavar as mãos com frequência e manter o distanciamento físico durante eventual necessidade de circulação – também devem ser mantidas.

A médica infectologista Normângela Barreto, integrante do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM/AL), endossa o posicionamento da OMS. “O momento pede quarentena total. Ficar em casa serve como meio de diminuir a propagação do coronavírus, além de promover tempo aos serviços de saúde para que eles se organizem e se adequem para lidar com a situação”, reforça.

Pode ser cansativo, mas não há outra saída senão bater na mesma tecla: “Como ainda não fazemos teste em massa, não conseguimos isolar apenas os que estão doentes ou portadores assintomáticos, então, a quarentena é a melhor saída no momento”, explica a especialista.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas