Fábio Guedes assume Secretaria de Educação de Alagoas no lugar de Luciano Barbosa

Publicado em 30/09/2020, às 15h31
Andira Miranda/Agência Alagoas -

TNH1 com Agência Alagoas

Com um extenso currículo nos segmentos de ciência, tecnologia e inovação, o Professor Fábio Guedes assume agora um dos maiores desafios de sua trajetória profissional. Será o novo secretário de Educação de Alagoas, tendo a missão de alavancar ainda mais os índices educacionais do estado, que registraram avanços significativos nas últimas edições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) graças à união de esforços entre Estado e Municípios por meio do Programa Escola 10.

LEIA TAMBÉM

Nesta quarta-feira (30), em live comemorativa dos 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), onde era o Diretor-Presidente desde 2015 – sua nomeação para a Seduc saiu nesta terça-feira 29 –, Guedes falou das expectativas acerca da nova missão e da importância de se investir ainda mais em tecnologia e inovação no ensino público.

“Essa trinca Secti [Secretaria de Ciência e Tecnologia], Seduc e Fapeal é muito importante para que a gente possa conectar a Educação alagoana ao século XXI. Precisamos levar tecnologias para facilitar a oferta do ensino e o trabalho dos professores, de forma que a gestão do ensino e da educação possa usufruir de instrumentos e tecnologias que tornem o trabalho mais fácil e mais eficiente, para a que a gente possa alcançar mais êxitos, como têm sido alcançados na gestão Renan Filho, com o IDEB e por meio do programa Escola 10”, ressaltou.

Orquestra afinada

Na ocasião, Guedes agradeceu a confiança do governador Renan Filho e parabenizou o trabalho realizado pelos secretários Luciano Barbosa e Laura Souza nos últimos cinco anos e que renderam elogios, inclusive, do Ministério da Educação (MEC). “Temos muita coisa pela frente para fazer e acho que ‘a orquestra já está tocando’. Agradeço a todos, e estou à disposição, agora num outro plano, porque a Secretaria de Estado da Educação é um mundo. Vamos ter que desbravar, mas estamos confiantes porque o caminho já está aberto pelo Governador Renan Filho e pela gestão anterior. Agora, é só a gente tentar pegar as baquetas e dar o nosso tom”, disse o novo secretário.

Currículo

Graduado em Ciências Econômicas, com Mestrado em Economia Regional pela Universidade Federal da Paraíba, atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Fábio Guedes é Doutor em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia. Também é professor da Graduação em Economia e dos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Atualmente integra diversos órgãos de fomento à ciência e tecnologia, a exemplo do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (Cicef), Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti/AL) e Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Maceió). Também é presidente, desde março de 2020, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar