Facebook começa a sugerir respostas automáticas nos comentários

Publicado em 20/11/2018, às 20h47
Facebook | Pixabay -

Olhar Digital

 FACEBOOK REDE SOCIAL REDES SOCIAIS

LEIA TAMBÉM

O Facebook começou a testar um novo recurso que já é bastante familiar para os usuários de alguns serviços do Google. Foi percebido nesta semana que a empresa está sugerindo opções de respostas automáticas nos comentários de transmissões de vídeo ao vivo na plataforma.

O recurso utiliza inteligência artificial para reconhecer o contexto da transmissão e oferecer respostas que tenham a ver com o momento, com comentários curtos ou emojis. O problema é que essas respostas automáticas talvez não sejam exatamente adequadas dependendo da situação.

Um dos exemplos de como a tecnologia pode não ser exatamente sensível foi dado durante a transmissão de um tiroteio em um hospital em Chicago por parte da rede de televisão americana NBC. Usuários começaram a receber a opção de clicar para enviar mensagens como “isso é tão triste”, “de partir o coração”, “inacreditável”, “espero que todo mundo esteja bem”, “fiquem seguros” e um emoji com as mãos em posição de oração.

So I’m just noticing that Facebook has a thoughts and prayers autoresponder on our Chicago Hospital shooting livestream and I have thoughts pic.twitter.com/8LQULnbQty

— Steph Haberman (@StephLauren) 19 de novembro de 2018

O Facebook não se manifestou sobre os testes, que parecem estar valendo apenas para usuários da plataforma nos Estados Unidos. Isso não impediu que a empresa começasse a receber críticas pela falta de sensibilidade com que o recurso foi implementado, já que muitas vezes o teor de uma transmissão ao vivo é imprevisível, o que pode gerar situações desagradáveis.

O BuzzFeed News chegou a analisar outras transmissões ao vivo e percebeu que o teor dos comentários automáticos varia de acordo com o que é exibido. Em uma página de moda e compras, o Facebook sugeriu respostas como “bonito” e “fofo” quando os apresentadores mostraram um vestido; enquanto isso, em uma transmissão de “Battlefield V”, os espectadores recebiam a opção de saudar os outros com expressões como “yo!”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades