Facebook é multado em R$ 4,5 milhões por desrespeitar privacidade de usuários

Publicado em 11/09/2017, às 14h03

Redação

Há alguns meses, o Facebook tem sido alvo de órgãos reguladores na Europa por conta dos bilhões de dólares que ganha com publicidade direcionada. Nesta semana, mais um país europeu decidiu multar a empresa por supostamente desrespeitar a privacidade dos usuários.

LEIA TAMBÉM

Um órgão regulador de mídia na Espanha condenou o Facebook a pagar 1,2 milhão de euros, o que equivale a R$ 4,5 milhões em conversão direta. A Autoridade de Proteção aos Dados da Espanha (APD) disse que a rede social usa "termos genéricos e pouco claros" para explicar o que faz com as informações que coleta dos usuários.

Além disso, a APD afirma na decisão que o Facebook não faz o suficiente para garantir que os usuários ofereçam seu consentimento para a coleta e o uso de seus dados pela empresa. Em nota enviada ao site The Next Web, porém, um porta-voz da rede social disse que a companhia discorda da interpretação dos espanhóis e que vai recorrer da decisão.

"Usuários escolhem quais informações eles querem adicionar aos seus perfis e compartilhar com outras pessoas", disse a empresa. "Entretanto, nós não usamos essas informações [do perfil] para direcionar publicidade às pessoas", conclui o Facebook, que afirma ainda que "respeitosamente discorda" da decisão da APD.

A Espanha, porém, não é o primeiro país europeu a condenar o Facebook por suas práticas na região. Em junho do ano passado, a empresa recorreu de uma decisão semelhante na Bélgica e venceu o processo, argumentando que, como seu data center ficava na Irlanda, a decisão do que a empresa faz com os dados do usuário deve respeito somente às leis irlandesas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades