Faixa verde: DMTT diz que ainda não foi notificado para suspendê-la e que tentará reverter decisão judicial

Publicado em 19/12/2024, às 07h16
- Reprodução

Pedro Acioli*

Após a decisão da Justiça de Alagoas de suspender as mudanças do trânsito na orla da Ponta Verde, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió se posicionou e comunicou que ainda não foi notificado para reverter as alterações. Na semana passada, o órgão havia decidido pela proibição de estacionar ao longo da Avenida Silvio Carlos Viana, além da ampliação de uma nova Faixa Verde. 

LEIA TAMBÉM

Em nota, o DMTT também ressaltou que quando receber a notificação, serão adotadas as providências necessárias para o seu cumprimento, porém também tomará as medidas judiciais cabíveis para reverter a decisão. Veja a nota completa: 

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) esclarece que até o momento não foi notificado oficialmente acerca de decisão judicial determinando a suspensão da implantação da Faixa Verde na Av. Silvio Carlos Viana.

Ressaltamos que, assim que a referida decisão liminar for formalmente comunicada, serão adotadas as providências necessárias para o seu cumprimento, em respeito ao Poder Judiciário.

Paralelamente, informamos que o DMTT tomará as medidas judiciais cabíveis para reverter a decisão, reafirmando o compromisso do Município com a melhoria da mobilidade urbana e a sustentabilidade, tendo por base todos os estudos técnicos realizados para a região, bem como acontece em outras áreas de cidade.

Decisão judicial

Na última terça-feira (17), a Justiça decidiu que a Prefeitura de Maceió e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito, o DMTT, tinham que cumprir as determinações nas próximas 24 horas, sob pena de incidência de multa diária no valor de R$ 10 mil por dia, limitada a R$ 100 mil (artigo 536, CPC), podendo ser majorada em caso de descumprimento. Também foram notificadas para que, no prazo de 10 dias, sejam apresentadas as informações que entender necessárias. 

A ação era um mandado de segurança que foi pedido por entidades representativas dos setores de bares e restaurantes, turismo, hotelaria, comércio, transporte, imobiliário e serviços de Maceió, que viram a medida como prejudicial para todos os segmentos que geram a economia. 

Entenda o caso

Uma nova Faixa Verde foi pintada na orla da Ponta Verde, dessa vez do outro lado da Avenida Sílvio Carlos Viana, em Maceió. A mudança foi começou a ser implementeda no dia 11 de dezembro, e ocorreu após a proibição do estacionamento de veículos no local pela Prefeitura.

Em seguida das modificações, 11 associações e sindicatos dos setores de bares e restaurantes, turismo, hotelaria, comércio, transporte, imobiliário e serviços de Maceió divulgaram uma nota oficial para demonstrar insatisfação com a decisão da Prefeitura de Maceió em proibir o estacionamento de veículos no canteiro central da avenida. Além disso, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) pediu explicações para o Município a respeito da nova Faixa Verde pintada.

Após a rejeição da população, a Justiça de Alagoas determinou a suspensão imediata das mudanças no trânsito da Avenida Sílvio Carlos Viana, assim como a paralisação das obras já em andamento e da elaboração de regulamentação que determine a proibição de estacionamento na via situada no bairro de Ponta Verde, em Maceió. E a Câmara de Vereadores de Maceió aprovou também a suspensão de todas as multas a motoristas aplicadas durante o período em que esteve instalada a nova faixa verde na orla de Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira funcionamento dos serviços municipais de saúde no feriado prolongado Crianças trancadas dentro de veículo foram abandonadas em beco deserto, diz DMTT Prefeitura e Câmara de Maceió decretam ponto facultativo para esta sexta (05) Confira a programação especial de ônibus para feriado e domingos de dezembro