Família denuncia troca de bebês em necrotério de Maternidade

Publicado em 17/12/2015, às 19h57
-

Redação

Mãe perdeu o bebê e teve a criança trocada no necrotério (Crédito: Reprodução/TV Pajuçara)

Familiares de dois bebês que morreram logo após o parto alegam que os corpos foram trocados por funcionários da Maternidade Santa Mônica, em Maceió. Segundo relatos da família, um dos bebês já havia sido enterrado quando o erro foi descoberto.

Um amigo da mãe de um dos bebês, que se identificou apenas como Valdir, explicou que o caso ocorreu na última segunda-feira, 14. “Ela começou a sentir dores por volta das 4h30 da manhã, e o esposo a levou para a maternidade Nossa Senhora da Guia, no Poço. Lá viram que ela estava com pressão alta e seria parto de risco, então encaminharam para a Maternidade Santa Mônica”, explicou Valdir.

Ao chegar ao hospital, ainda de acordo com Valdir, a jovem, que é menor de idade, passou por exames e foi encaminhada para o parto. “Quando o bebê nasceu, viram que estava morto, então levaram para o necrotério. A avó e o pai providenciaram o caixão, mas quando a enfermeira colocou o bebê, o pai estranhou, pois disse que o filho era moreno, mas a enfermeira disse que foi por que ele estava na geladeira”, disse.

Os familiares então teriam providenciado o registro do óbito e o enterro do bebê, mas foram procurados pelo pai de outro bebê, que informou que houve a troca. “O pessoal é de Maragogi, e explicou a situação à avó. Então eles foram à maternidade, que assumiu o erro”, disse Valdir. Ainda de acordo com ele, a avó disse que queria enterrar o neto, que estaria no necrotério da maternidade, mas foi informada que só seria possível após cinco dias, ou através de ordem judicial.

Maternidade vai apurar 

Em contato com a TV Pajuçara, a diretora-geral da Maternidade Escola Santa Mônica informou que tomou conhecimento do caso nesta quinta-feira, e que de forma imediata, encaminhou o fato para o setor jurídico da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), responsável pela maternidade, para os devidos procedimentos. Assista reportagem:


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

TV Pajuçara promove leilão solidário de guitarra autografada pelo Biquini Cavadão Prêmio Master Ademi celebra os destaques do mercado imobiliário alagoano Festa Para Sempre Marista celebra 120 anos de história e reencontros no Colégio Marista Maceió Morre a pesquisadora e ambientalista Anita Studer