Família leva susto ao encontrar cobra dentro de berço de bebê; vídeo

Publicado em 31/07/2025, às 17h28
Família leva susto ao encontrar cobra dentro de berço de bebê - Reprodução / Gilberto Ademar Duwe

g1

Uma cobra foi encontrada dentro de um berço de bebê em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, nesta quarta-feira (30). Segundo o biólogo Gilberto Ademar Duwe, o bebê estava seguro e longe do quarto e ninguém ficou ferido.

LEIA TAMBÉM

A serpente era uma caninana (Spilotes pullatus), espécie não peçonhenta e inofensiva. O animal foi resgatado pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), após ser acionada pelos moradores da casa.

Durante o resgate, registrado em vídeo, a cobra chegou a se enroscar no berço. Ela foi retirada com segurança e devolvida à natureza.

O biólogo destacou que a caninana é importante para o equilíbrio ambiental, pois se alimenta de roedores, lagartos e até outras cobras.

Caninana (Spilotes pullatus)

Quando se sente ameaçada, a espécie infla o pescoço e vibra a cauda para intimidar e enfrentar o predador.

Além do tamanho, a caninana impressiona pela coloração contrastante negro e amarelo. Existem cinco subespécies dessa cobra e três delas podem ser encontradas no Brasil.

É terrestre e também arborícola, ou seja, que sobe em árvores. Alimenta-se de aves, roedores, anfíbios e de mamíferos de pequeno porte, como preás.

De hábito solitário, a serpente se une a outro indivíduo apenas no período de reprodução, geralmente na metade no inverno. Neste período, os machos realizam um ritual de combate. A fêmea da espécie põe cerca de oito ovos que são incubados por mais 65 dias e eclodem no verão.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Entenda as ligações de TH Jóias com Bacellar e o Comando Vermelho, segundo a PF Mania fofa leva mãe ao diagnóstico de autismo da filha: 'Não fazíamos ideia' Vídeo: torcedores de Santos e Inter entram em conflito em rodovia Pai de aluna é preso após agredir diretor em escola do interior de SP