Família, trabalho e raiz alagoana: os 50 anos da Pajuçara Alimentos

Publicado em 23/04/2025, às 13h00
-

Redação

Com 50 anos de história, a Pajuçara Alimentos é uma empresa familiar genuinamente alagoana que se tornou referência na produção de massas e biscoitos. O que começou em 1975 com a torrefação de café, hoje é uma indústria consolidada que leva à mesa dos consumidores produtos feitos com amor, carinho e o sabor que marca gerações.

Por trás dessa trajetória de sucesso estão os irmãos Marconi Alves, diretor financeiro; e Márcio Alves, gerente de manutenção — fundadores que, juntos, deram os primeiros passos para a construção de um dos maiores nomes da indústria alimentícia no estado.

São nomes que representam a essência da Pajuçara Alimentos, profissionais que, cada um à sua maneira, ajudam a manter vivo o legado de uma empresa construída com trabalho, valores familiares e muita dedicação.

O Pessoas & Negócios conversou com três nomes, entre tantos, que carregam o DNA da Pajuçara Alimentos: Marconi Alves, Diretor Financeiro; e o irmão dele, Márcio Alves, Gerente de Manutenção e Marcelo Lucas, Analista de Informação. Confira.

MARCONI ALVES, DIRETOR FINANCEIRO

Natural de Arapiraca, é engenheiro de Minas formado pela Universidade Federal de Pernambuco é um dos fundadores da Pajuçara Alimentos. Com uma visão apurada e comprometida de quem é hoje uma peça-chave no crescimento sólido e sustentável da marca, Marconi acredita que a consolidação da empresa é um reconhecimento do mercado alagoano. “Quando começamos, éramos apenas 16 funcionários. Hoje, somos mais de 160. Isso mostra que nosso trabalho deu certo”.

O senhor está à frente do setor financeiro de uma empresa com quase 50 anos de história. O que mais lhe orgulha em sua trajetória na Pajuçara Alimentos?

Marconi Alves - O que mais me orgulha é olhar para trás e ver o quanto crescemos. Quando começamos, éramos apenas 16 funcionários. Hoje, somos mais de 160. Isso mostra que nosso trabalho deu certo, que o mercado reconheceu e acreditou no que produzimos. Ver esse reconhecimento e esse crescimento é muito gratificante.

Qual é a importância de manter os valores familiares e regionais dentro da cultura corporativa da Pajuçara?

Marconi Alves - A empresa funciona, na prática, como uma extensão da nossa família — é um instrumento educativo que ensina valores, ética e sentido de vida. Manter esses princípios é fundamental para que continuemos construindo um legado sólido e íntegro.”

Que conselho você daria para jovens profissionais que sonham em ocupar cargos de liderança como o seu?

“Que observem a nossa trajetória, como conduzimos nossa vida e educamos nossa família. Os valores que nos trouxeram até aqui são essenciais para qualquer pessoa que deseje liderar com responsabilidade e propósito.”

 

MÁRCIO ALVES, GERENTE DE MANUTENÇÃO

Também nascido em Arapiraca. é irmão de Marconi e cofundador da empresa. Atualmente, ocupa o cargo de Gerente de Manutenção, sendo responsável pela coordenação das equipes técnicas, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos industriais, além de garantir o pleno funcionamento das linhas de produção. “Começamos do zero. Ver tudo o que construímos, crescer e impactar a vida de tantas pessoas é algo muito especial”, ressalta.

Como o setor de manutenção contribui para garantir a qualidade final dos produtos?

Márcio Alves - A manutenção tem um papel muito importante na qualidade dos nossos produtos. Quando os equipamentos estão operando com precisão e de forma contínua, conseguimos garantir um processo de produção mais estável e eficiente. Isso reflete diretamente no resultado final, assegurando que o consumidor receba um produto dentro do nosso padrão de excelência

O que o senhor sente ao fazer parte de uma empresa com tantos anos de tradição e com um impacto tão forte na vida das pessoas?

Márcio AlvesTenho muito orgulho. Eu e meu irmão (sr. Mirócles, in memoriam), fundamos a empresa em 1975. Chegamos juntos, ainda na fase da construção, começamos do zero. Ver tudo o que construímos, crescer e impactar a vida de tantas pessoas é algo muito especial.

 

MARCELO LUCAS – ANALISTA DE INFORMAÇÃO

Com sólida formação acadêmica, atua como analista de informação na Pajuçara Alimentos. É graduado em Gestão de Sistemas de Informação e em Gestão Financeira, possui um MBA em Auditoria e Controladoria. Na Pajuçara Alimentos, é responsável por atividades que contribuem para a organização dos processos internos com eficiência, análise crítica e foco em resultados. Sobre a trajetória da Pajuçara Alimentos e sua própria trajetória, ele afirma que “é uma grande responsabilidade e também um privilégio. Estar em uma empresa com 50 anos de história me inspira a sempre buscar o melhor e honrar todo o caminho que foi construído até aqui”.

O senhor tem uma formação acadêmica sólida e diversa. Como isso contribui para o seu trabalho na empresa?

Marcelo Lucas - Cada formação agregou algo importante na minha atuação. A gestão de sistemas de informação me deu base para entender os fluxos e processos. A gestão financeira e o MBA em auditoria e controladoria me ajudaram a aprimorar a parte analítica e estratégica. Agora, com o curso de ciência de dados, consigo enxergar padrões e pensar em melhorias com base em dados reais. Tudo isso contribui diretamente para um trabalho mais eficiente e preciso no dia a dia.

Como o senhor vê seu papel dentro da estrutura da Pajuçara Alimentos?

Marcelo Lucas - Vejo meu papel como parte fundamental no apoio à organização e ao controle interno. Apesar de o meu cargo ser mais analítico, tudo que é bem executado ali reflete diretamente na operação como um todo. É um trabalho silencioso, mas que sustenta e facilita as decisões e o bom andamento das áreas produtivas.

O que significa para o senhor fazer parte da história de uma empresa tão tradicional em Alagoas?

Marcelo Lucas - É uma grande responsabilidade e também um privilégio. Estar em uma empresa com 50 anos de história me inspira a sempre buscar o melhor e honrar todo o caminho que foi construído até aqui. Fazer parte disso é, sem dúvida, algo que me motiva todos os dias.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Lopes Imobiliária em Alagoas transforma Maceió em um cenário de Natal e redefine o conceito de experiência no mercado imobiliário Colaboradores da Sococo de Belém visitam TV Pajuçara em intercâmbio empresarial Doris Monteiro: psicóloga gestalt terapeuta expande atuação para Nova York Grupo de Mídia de Alagoas anuncia reestruturação e nova diretoria para fortalecer atuação no Nordeste